Sistematização Da Assistência De Enfermagem
Exames: Sistematização Da Assistência De Enfermagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: asfelix • 29/10/2014 • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 316 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi produzido com a intenção de explicar o funcionamento do SAE (Sistematização da assistência de Enfermagem) e caracterizar a metodologia e identificar os instrumentos utilizados para a implantação desse sistema.
O avanço do conhecimento teórico tem proporcionado aos enfermeiros criação de modelos e processos próprios de cuidar, tornando-se o cliente o cerne da assistência de enfermagem. Durante os anos de 1950 até a primeira metade dos anos 60 pesquisadores definiram planos de cuidados de enfermagem e enfermeiros assistenciais iniciaram a operacionalização da ideia. Esse plano era inicialmente elaborado para um conjunto de pacientes com diagnóstico ou problemas semelhantes, mas não proporcionava individualidade aos mesmos. Com isso, distorções começaram a ocorrer e os profissionais iniciaram investigações a fim de rever as metodologias proposta.
“A SAE é um processo sistematizado de prestação de cuidados que visa à obtenção de resultados desejados de uma maneira rentável. É sistemático por se constituir de etapas, durante as quais são dados passos deliberados para potencializar a eficiência e atingir resultados benéficos. Este processo sempre foi desenvolvido pelos enfermeiros como forma de prestar assistência ao cliente, sendo aperfeiçoado com o passar do tempo e atualizado a partir de estudos e bases científicas até os dias de hoje, quando foi introduzida esta nomenclatura (Sistematização da Assistência de Enfermagem), tendo se tornado obrigatória sua implementação nas instituições de saúde desde agosto de 2002, através da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem “ (COFEN, 2002).
O enfermeiro como integrante da equipe de saúde da família tem como atribuições específicas a assistência integral às pessoas e famílias na unidade, domicílio ou na comunidade se necessário, planejamento, gerenciamento, coordenação e avaliação das ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde - ACS, a supervisão, coordenação e realização de atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem, além de participar do gerenciamento dos insumos necessários para, o adequado funcionamento da USF (Unidade de Saúde da Família)
Sua implantação favorece a comunicação do enfermeiro com a equipe multidisciplinar envolvida nos processos habituais da Assistência, é fundamental no fornecimento do cuidado de forma holística e de qualidade, esta incorporada ao processo da assistência de enfermagem e garante ao profissional a manutenção da autonomia no cuidar, sendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem o inicio do caminho a ser percorrido para alcançar um resultado, com isso faz-se evidenciar que a enfermagem não utiliza único e exclusivamente prescrições medicas e sim dissocia sua prática com um propósito em comum que é a recuperação plena e satisfatória do paciente.
METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão de literatura onde conceitos foram discutidos, com base em autores de referência na área, contrastando com referências publicadas nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).
Para o presente trabalho foram selecionados artigos a partir dos descritores “enfermagem”, “processo de enfermagem” e “consulta de enfermagem”. Foram excluídas publicações de teses e monografias face à limitação do acesso ao material indexado. Após a leitura dos resumos, foram selecionados os artigos científicos publicados em língua portuguesa e que tratava da sistematização da assistência de enfermagem como assunto.
Assim, nos propusemos a pesquisar o que a enfermagem tem descrito sobre esses temas em uma leitura exploratória e objetiva do material adquirido, ordenando às informações pertinentes a pesquisa.
o resultado obtido nesta pesquisa foi norteado pelo entendimento do pesquisador em relação a um instrumento de coleta de dados, ou seja, esse deve se constituir em um roteiro sistematizador para o levantamento de sinais e sintomas do ser humano, ser significativo para o enfermeiro e para o cliente e assim possibilitar o estabelecimento o diagnósticos com metas e objetivos, prescrição das intervenções de enfermagem devem viabilizar a interação do cliente com o enfermeiro e garantir um cuidado profissional, que forneça dados que suscitem hipóteses para o desenvolvimento de pesquisas, colaborando com os conhecimentos próprios da profissão
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vem sendo utilizada em algumas instituições de saúde como uma metodologia assistencial por meio do Processo de Enfermagem (PE), o qual pode ser entendido como a aplicação prática de uma teoria de enfermagem na assistência aos pacientes.
Embora o PE venha sendo implantado no Brasil desde a década de 70, quando introduzido por Wanda de Aguiar Horta, somente em 2002 a SAE recebeu apoio legal do COFEN, pela Resolução nº 272, para ser implementada em âmbito nacional nas instituições de saúde brasileiras. Analisando o cenário atual percebe-se que essa Resolução por si só talvez não ofereça todo o apoio que a implantação da SAE exige, pois muitos fatores têm desencadeando dificuldades práticas tanto de implantação como implementação dessa metodologia nas instituições de saúde.
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE),é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística e é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498 de 25/06/86 ( Lei do Exercício Profissional). É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar consequências. Vislumbra o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento.
A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas, na prática para sua aplicação os profissionais de Enfermagem precisam entender e aplicar conceitos e teorias apropriados das ciências da Saúde, incluídas aí a própria Enfermagem, as ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além de desenvolver uma visão holística do ser humano. Esse conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de decisão, julgamentos,
...