Solanum Tuberosum
Dissertações: Solanum Tuberosum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ka14H • 27/3/2015 • 299 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Batata Inglesa – Solanum Tuberosum
Solanum Tuberosum pertence à família Solanaceae, mais conhecida popularmente por batata inglesa. Existem cerca de 2000 espécies conhecidas, entre elas está a berinjela, o tomate e o pimentão que são algumas das espécies que pertencem à essa família. A família Solanaceae chamou atenção por conta das suas propriedades medicinais, algumas são venenosas e outras se ingeridas em grandes quantidades podem causar alucinações. Dentre essa família podemos encontrar arbustos, ervas, arvoretas e uma quantidade mínima de lianas.
Essa espécie é originária da Cordilheira dos Andes, e está entre os quatro maiores alimentos produzidos no Brasil. Atualmente, a produção concentra-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Juntos, totalizam cerca de 98% de toda a produção.
A batata pertence a um grupo seleto dos alimentos mais produzidos no mundo, entre eles está o arroz, o milho e o trigo. Existem algumas variedades que são do sexo masculino e estéril e raramente produzem frutos. Seus frutos são de uma cor amarelada ou verde, globular, alguns não produzem sementes já outros produzem centenas, e esses frutos são comestíveis para os seres humanos.
Quanto ao cultivo, a batata necessita de um solo drenado, arenoso e fértil. É um vegetal que necessita ser cultivado em estação fria, necessita também de um solo ácido para evitar certas pragas e como muitos vegetais, necessitam de espaço e luz solar, manter o solo úmido aumenta o rendimento dos frutos.
A composição química da batata pode variar de acordo com a adubação do solo, estádio de maturação, armazenamento, cultivação, condições climáticas e práticas culturais. É a sua composição química que se torna um fator crucial para a sua classificação para o uso culinário, por exemplo, se é para cozinhar, fritar ou para fazer massas.
Componente Unidade Batata
Umidade % 78
Carboidratos g 18,5
Proteína g 21,5
Lipídios g 0,1
Cálcio mg 9
Fosforo mg 50
Ferro mg 0,8
Fibras g 2,1
Energia kl 80
Fig. 1 Composição química da batata “Solanum Tuberosum”
...