Sonda Alimentar
Casos: Sonda Alimentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilaa12345 • 7/11/2014 • 762 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM AO USUÁRIO COM ALTA HOSPITALAR EM USO DE SONDA ALIMENTAR
A sonda alimentar é caracterizada por ser um tubo fino, feito de borracha macia e flexível, usado para alimentar-se e em alguns casos também para introduzir medicamentos necessários durante o tratamento médico. É introduzida suavemente pelo nariz, descendo até o estômago.
CUIDADOS IMPORTANTES
Sempre antes de preparar a dieta, é importante lavar bem as mãos com água corrente e sabão, e em seguida secar com papel toalha ou uma toalha limpa. Siga algumas orientações abaixo:
Verifique sempre antes de administrar o alimento se a posição da sonda está correta, medindo a sua parte externa com uma fita métrica, sendo que a medida na próxima vez que for colocar a dieta não poderá ser maior que 5 centímetros da posição anterior. OBS: se for maior que 5 centímetros não deve-se administrar a dieta, e sim procurar uma Unidade de Saúde mais próxima ou de referência .
A dieta deve ser dada com o paciente sentado ou com a cabeceira da cama elevada, e não pode-se movimentar o paciente durante a administração da dieta.
O frasco com a preparação da dieta deve ser colocado bem alto, acima da cabeça.
O gotejamento deve ser no máximo de 60 gotas por minuto. Pois um fluxo muito rápido poderá causar diarreias e vômitos.
Use sempre água filtrada ou fervida para a preparação da dieta.
As dietas devem ser preparadas em quantidades suficientes para no máximo, um dia. Pois os excessos podem estragar de um dia para o outro.
Liquidifique bem os alimentos e os coe em peneiras finas, se necessário.
Os medicamentos que não forem líquidos (comprimidos e drágeas), também podem ser colocados através da sonda, desde que sejam primeiramente triturados até virar pó, e depois serem diluídos em água. Intercalar a administração dos mesmos com 10 á 20 ml de água, e fechar a sonda após, por 30 minutos.
Fornecer líquidos, chás ou sucos nos intervalos das refeições é muito importante, pois assim evita-se a desidratação.
Para evitar a saída da sonda, deve-se fixa-la com micropore ou esparadrapo, cuidando para não deixar dobrada ou puxar as narinas.
Realize higiene diária da região de fixação com água corrente e sabão neutro.
Mesmo que o usuário não esteja mastigando alimentos, é de extrema importância manter a boca, os dentes e a língua bem limpos, escovando-os três vezes ao dia, pois assim irá evitar cáries e demais infecções.
Hidrate os lábios quando necessário com manteiga de cacau, para evitar rachaduras e ressecamentos.
A narina onde foi introduzida a sonda deve ser limpa diariamente, com um cotonete umedecido, para que não crie crostas e ferimentos no local.
Verifique diariamente se a sonda está bem fixada na face, e quando necessário troque a fixação (se estiver descolando e suja).
Realize o acompanhamento no Posto de Saúde para que a troca da sonda seja realizada a cada 30 dias.
...