Supositórios De Cetoprofeno- INFANTIL
Seminário: Supositórios De Cetoprofeno- INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SousaAna • 22/11/2014 • Seminário • 298 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Supositórios de Cetoprofeno- INFANTIL
Indicação anti-infamatória, analgésica e antipirética sendo indicado no tratamento de infamações e dores recorrentes de processos reumáticos, traumatismos e de dores em geral. Podendo ser utilizado para dor de dente, enxaqueca, dor de cabeça, dor abdominal e pélvica, inflamação na garganta, torcicolo, dor articular.
Composição:
Cada supositório contém
Cetoprofeno .................................. 100 mg
Sílica gel micronizada ..................... 15 mg
Base graxa .................... qsp. 1 supositório
Função de cada componente na formulação
• Cetoprofeno: Ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
• Sílica gel micronizada: Será utilizado como agente suspensor, pois o fármaco não é solúvel na base, evitando assim sedimentação do fármaco na base durante o processo de solidificação.
• Base graxa: (dióxido de silício, mistura de mono, di e triglicerídeos de ácidos graxos) utilizada por sua rapidez de produção de supositórios e obtenção de produtos com uma melhor apresentação. Essa base se funde na faixa de 33,5 – 35,5°C.
Procedimento de preparo:
1. Triturar o cetoprofeno com a sílica gel micronizada.
2. Fundir a base mantendo a temperatura entre 50°¬ - 55°C.
3. Adicionar os pós à base fundida e agitar.
4. Desligar o aquecimento, verter para o molde lubrificado (óleo vegetal ou óleo mineral) e deixar solidificar em temperatura ambiente.
5. Embalar e rotular.
Supositório na forma de torpedo ( ação sistêmica)
Contra-indicações: Pacientes com histórico de reação de hipersensibilidade ao cetoprofeno, como crises asmáticas ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais. Nesses pacientes foram relatados casos de reações anafiláticas severas, raramente fatais. Insuficiência cardíaca severa, histórico de úlcera peptídica ou úlcera peptídica ativa/hemorrágica, histórico de sangramentos ou perfuração intestinal relacionado ao uso de AINES, insuficiência severa do fígado e rins, terceiro trimestre de gravidez.
Conservação: Conservar em local fresco ou refrigerado.
Posologia: a critério médico.
Referências
FERREIRA, A. O. Guia Prático de Farmácia Magistral. 4ºedição. São Paulo. Pharmabooks Editora, 2010. Vol.1.
Modelo de bula. Profenid® cápsulas/ Profenid® supositórios/Profenid® entérico/Profenid® retard cetoprofeno.
...