TERAPIA ORTOMOLECULAR.
Trabalho Escolar: TERAPIA ORTOMOLECULAR.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleusafernandes • 8/10/2014 • 719 Palavras (3 Páginas) • 690 Visualizações
Em 1969, Linus Pauling criou a palavra "Ortomolecular" para denotar o uso de substâncias naturais, especialmente nutrientes, na manutenção da saúde e tratamento de doenças. Naquele tempo megadose terapia niacina para a esquizofrenia e tratamento dietético de hipoglicemia foram o principal foco do movimento. Desde então a psiquiatria e medicina Ortomolecular têm surgido como uma área de especialidade distinta e importante na prática médica e terapêutica.
Nesse meio tempo, outros movimentos médicos surgiram subir da demanda pública para a esperança diante de uma epidemia de agravamento do câncer, ataques cardíacos e doença mental e em resposta aos protestos contra os efeitos adversos dos tratamentos médicos modernos e procedimentos diagnósticos invasivos e cuidados intensivos.
Terapias alternativas vieram para a frente preencher o vácuo deixado pela medicina moderna, que não conseguiu fornecer tratamentos eficazes para as principais doenças epidêmicas e em protesto contra a excessiva dependência de Medicina em farmacologia, para a droga, tratamentos parecem ter fomentado a epidemia da droga-dependência, que é a grande epidemia de nosso tempo.
A maioria do público estavam prontos para um novo medicamento com base na não-tóxicos não-invasivos, medicamentos "naturais" para juntar-se com os "alimentos naturais" agora, redescoberto.
Terapia holística tornou-se um ponto de encontro para a Nova Medicina, colocando nutrição, exercício e meditação antes de cirurgia, radiação e drogas. Era uma resposta aos efeitos adversos de tratamentos com drogas, cirurgias, quioterapias dentre outras como abordagem de veneno à "saúde". E, uma vez que esta terapia não se concentrou em dados de ciência básica, ela não forçar uma mudança de paradigma no estabelecimento médico.
A Ortomolecular, por outro lado, porque ela é identificada com Linus Pauling, o nosso maior cientista vivo, e porque se baseia em vasto corpo de pesquisa nas ciências básicas e clínicas, não forçar uma grande revisão no pensamento médico.
Nutrição, que tem sido o “enteado” da medicina e geralmente considerado um assunto morto na mesma, de repente, está no cerne deste novo movimento médico.
Não é de admirar, então, que se tornou um chavão Ortomolecular para o estabelecimento médico, que o viam apenas como megavitaminas e julgou-o como charlatanismo.
Entretanto a terapia Ortomolecular mantém razão científica de ser: seus fundamentos científicos básicos de nutrição, bioquímica e nutrição clínica tem crescido a uma taxa prodigiosa. Terapia niacina Megavitamin, que foi sou considerado perigoso e controverso no tratamento da esquizofrenia, é agora o padrão de atendimento no dislipidemias. O que começou como terapia megavitamin agora emprega uma base de dados amplo e uma variedade de terapias aplicáveis a várias condições médicas e psiquiátricas.
Primeiro de tudo, a base de dados ortomolecular baseia-se fortemente sobre as seguintes áreas do conhecimento científico:
1. Nutrição;
2. Bioquímica;
3. Biologia celular;
4. Fisiologia;
5. Medicina geral;
6. Imunologia;
7. Alergia;
8. Endocrinologia;
9. Toxicologia;
10. Farmacologia;
11. Gastroenterologia;
12. Parasitologia;
13. Nefrologia;
14. Medicina física e de manipulação de terapias;
15. Odontologia;
16. Medicina veterinária;
17. Ciência dos alimentos;
18. Agricultura;
...