Tecnicas De Microscopia
Artigo: Tecnicas De Microscopia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasabreu • 3/10/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 571 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 08 de Maio foi realizada uma aula pratica ministrada pela professora Flávia Barbosa, o objetivo da aula foi visualizar componentes vegetais do feijão e suas estruturas, epiderme do pimentão e suas organelas, tipo dos cristais da folha de fícus e os cristais do pecíolo da mandioca.
DESENVOLVIMENTO
No decorrer da aula, foram repassadas as atividades para os alunos presentes, explicando os procedimentos a ser realizado passo a passo pela Professora Flávia. No material um foi retirado um macerado do endosperma do feijão com o bisturi sendo uma pequena fatia fina e em seguida sobre a lâmina e com a pipeta posta gotas de água sobre o resíduo, após isto foi adicionado uma gota de lugol. Através do microscópio foi possível visualizar estruturas cheia de pontos com coloração preta e roxeada, resultado da reação do grão de amido com o feijão, estas todas localizadas no interior do amiloplasto.
No material dois foi retirada uma pequena parte superior da epiderme do pimentão e colocada sobre uma lâmina contendo água e em seguia coberta com a lâminua qual foi possível observar organelas cromoplasto, e uma coloração vermelha que é o eritroplasto.
No material três foi realizado um corte transversal com o bisture da folha de fícus, posta na lâmina com água coberta com a lâminua. Podemos observar cristal de carbonato de cálcio e estás estruturas estavam contidos no vacúolo.
No ultimo material, o procedimento realizado foi um corte transversal do pecíolo da mandioca, e colocado sobre a lâmina e depois coberta com a lâminua na qual foi possível observar o cristal druza formado por oxalato de cálcio que está contido no vacúolo.
CONCLUSÃO
Portanto, foram visualizados o esperado e conseguir utilizar as técnicas do microscópio focalizando os cristais identificando suas seguintes células que estavas nas lâminas. Observando o seu formato, servindo de grande aprendizado, pois nunca havia realizado, como também para experiência profissional, permitindo estudar estruturas invisíveis a olho humano.
REFERÊNCIAS CONSULTADAS
FILHO, G. N. S., Microbiologia. Manual de aulas práticas. Ed.Da UFSC, 2004
TORTORA, G. J., FUNKE, B. R., CASE, C. L.. Microbiologia. 8ed. Porto Alegre –Artmed,2005.
...