Tratamento do câncer na Bahia
Artigo: Tratamento do câncer na Bahia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: regyaraujo • 25/10/2014 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
Tratamento do câncer na Bahia.
Câncer é o nome genérico dado a mais de cem doenças. Essas doenças relacionadas ao câncer tiveram suas primeiras referências na Grécia e no antigo Egito e seu tratamento se limitava a retirada cirúrgica dos tumores.
O câncer apresenta-se de diferentes formas e tem em comum o fato de apresentar multiplicação celular desorganizada e descontrolada e a capacidade de disseminação das células malignas (metástase).
Atualmente, muitas pessoas ainda recebem o diagnóstico da doença como sentença de morte e não procuram tratamento adequado. Com o avanço da medicina e de outas ciências existem casos evitáveis, passíveis de prevenção e muitas outras são curadas quando descobertas curadas precocemente e iniciado logo o tratamento e o controle, assegurando uma vida relativamente normal.
Nos países desenvolvidos 70% das pessoas são curadas, mas no Brasil este número é menor. Em 1940 surgiram as primeiras publicações referentes a casos de câncer na Bahia. Salvador pode ser a capital com maior número de casos de câncer em 2014, referente a 2013, de acordo com o HOP Aristides Maltez. Segundo o ministério da saúde e o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de casos de câncer na Bahia será superior á 20000. Os casos mais frequentes são câncer de mama, pele e próstata. Em 2012 o ministério da saúde incluiu sete novas localizações no estudo como, bexiga, ovário, tireoide, sistema nervoso central, laringe nas mulheres e nos homens linfomas de não Hodgkin.
Devido à gravidade da doença há uma equipe interdisciplinar que inclui oncologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e nutricionistas. Esta união de diferentes áreas faz com que o estudo da doença seja abrangente, facilitando o entendimento maior acerca do problema.
O tratamento do câncer é feito através de cirurgias, radioterapias, quimioterapias ou transplantes de órgãos, hormonioterapias, terapia alvo e imunoterapia.
Os tratamentos podem ser combinados de tantas formas diferentes que é impossível para qualquer médico conhecer a melhor maneira de tratar todos os tipos de câncer. Os hospitais que são referência em oncologia são encontrados em Salvador, como, CICAN, São Rafael, Santa Isabel, Aristides Maltez sendo este o de maior referência.
Referências:
• Informativo quadrimestral do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
• Controle do Câncer: uma proposta de integração ensino-serviço 2 ed. Ver. Atual- Rio de Janeiro: Pro-onco.1993.
• Como vencer o câncer. Fernando Maluf, Antônio Carlos Buzaid e Dráuzio Varella.
• Site do Hospital Aristides Maltez.
...