TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vamos Definir O Termo Celula

Trabalho Universitário: Vamos Definir O Termo Celula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento:

QUINTANEIRO, T.; Barbosa, M.; OLIVEIRA, M. Um toque de clássicos. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

Disciplina: Introdução às Ciências Sociais

2014/1 - Curso de História

Proferssora:

Weber viveu numa época onde o positivismo de Comte era o principal posicionamento em relação à pesquisas e ciências. Em sua fala Comte dizia que as sociedades só poderiam manter sua coerência se partilhassem crenças comuns. Presente na ala antipositivista, estavam aqueles que mais inspirariam: Dilthey (Com sua tese de que as sociedades seriam individualidades totais), Marx e Nieztche (Que dizia que toda verdade é apenas um ponto de vista).

Weber procurou compreender como as idéias cobravam força na explicação sociológica e criticou o materialismo marxista em suas formas mais vulgares. Assim como Nietzsche, Weber usa da percepção de que a vontade de poder é expressa na luta de valores antagônicos.

Para o sociólogo, o cientista deve fazer a distinção entre reconhecer e julgar, deve ver a verdade dos fatos, que tem que expô-los e jamais disfarça-los de “ciência social” ou da “ordem racional dos fatos”. É essencial que o mesmo saiba distinguir a política e a ciência e considerar que esta tampouco está isenta de valores. É necessário distinguir os julgamentos de valor e o saber empírico.

Em sua pesquisa Weber fala sobre a objetividade das Ciênicas Sociais e diz que os valores devem ser incorporados conscientemente à pesquisa e controlados através de procedimentos rigorosos de análise.

Weber estabelece quatro passos para essa objetividade: Estabelecem-se leis que servirão para seu estudo; analisam-se e expõe-se o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua significação; remontam-se ao passado para observar como se desenvolveram as diferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores e, por último, avaliam-se as constelações possíveis no futuro.

Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.

Partindo do conceito de sociologia e das ações sociais podemos então compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, porém o caráter recíproco da relação social não obriga os agentes envolvidos a atuarem da mesma forma, entendemos que na relação social todos os envolvidos compreendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata ainda que não haja correspondência. Quanto mais racionais forem as relações sociais maior será a probabilidade de que se tornem normas de conduta.

Estabeleceu quatro tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com