Vasoconstruição da artéria aferente
Artigo: Vasoconstruição da artéria aferente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Emilly0702 • 23/7/2014 • Artigo • 204 Palavras (1 Páginas) • 596 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA MOLECULAR
BIOFÍSICA FUNDAMENTAL
FARMÁCIA 2013.2
ATIVIDADE FORMATIVA
Emilly Emanuele Galdino de Aguiar Silva
João Pessoa
Fevereiro/2014
ATIVIDADE FORMATIVA
Como a constrição das arteríolas renais aferentes ou eferentes pode regular a pressão arterial a partir do volume de urina?
A vasoconstrição pode ocorrer simultaneamente nas artérias aferentes e eferentes, e o volume do filtrado continuar o mesmo. Isso ocorre em situações emergenciais, quando é necessário desviar o grande fluxo sanguíneo renal para outros setores.
O grau de vasoconstrição das arteríolas aferentes dos glomérulos faz variar a pressão glomerular e consequentemente a fração de filtração glomerular, com grande redução da pressão nos capilares glomerulares que podem reduzir drasticamente a filtração do plasma e também a formação de urina. A vasoconstrição da artéria aferente é também um mecanismo físico usado para evitar a formação de excesso de filtrado em indivíduos hipertensos. Se não ocorresse essa vasoconstrição, a hipertensão arterial seria acompanhada da formação de volumes muito grandes de filtrado.
Há também outro mecanismo de compensação, que ocorre quando há vasoconstrição da artéria eferente: o filtrado aumenta, mas simultaneamente sobe a concentração de proteínas no plasma que sai do glomérulo e a reabsorção é maior.
Referências Bibliográficas
• http://www.ebah.com.br/content/ABAAAenC8AH/biofisica-funcao-renal
• HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica básica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1984-2000. 391p.
...