A Alimentação Islâmica
Por: Juliane Eduarda Scheidt • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 1.156 Visualizações
Hábitos Alimentares Islâmicos
Assim como a religião católica e o judaísmo, o islamismo também possui ritual e crenças relacionados à alimentação. A religião influência muito os hábitos alimentares dos mulçumanos. Os pratos mulçumanos são repletos de molhos e temperos, as carnes de cordeiro e frango são as mais consumidas, o café está no topo da lista de bebidas, seguido do chá e leite. (FIORE, FONSECA)
A cozinha mulçumana é uma das mais ricas e fartas do mundo. Não é trabalhosa, mas geralmente são muitos os tipos de pratos servidos durante uma refeição. Entre os ingredientes mais usados estão os grãos-de-bico, feijão branco, lentilha, ervilha seca, trigo, nozes, semolina, gergelim e carne de cordeiro. Os doces mais apreciados são tortas, bolos pudins e doces, que são aromatizados com mel, água de flor de laranjeira e água de rosas. Os pratos são preparados com azeite de oliva e manteiga. Os laticínios são muito utilizados, em especial a coalhada laban. As especiarias são o destaque da culinária, uma mistura de especiarias chamada de zaatar é muito usada em alguns pratos e também comida com pão. (ANDERSEN, 2005)
A carne de boi, ave e peixe é pouco utilizada, a mais comum é a de carneiro. A carne de carneiro tem cheiro mais forte do que a de boi. Geralmente o carneiro é abatido com um ano de idade. A carne é macia e saborosa, tem cor vermelho-rosada, nos animais mais velhos a gordura e a carne são mais escuras. (ANDERSEN, 2005)
A carne de carneiro pode ser preparada de diversas maneiras, mas sempre em fogo baixo para que mantenha a suculência. Geralmente as carnes são cortadas em cubinhos ou moídas, já que geralmente se come com as mãos acompanhada de pão. (ANDERSEN, 2005)
O prato mais comum entre os mulçumanos é o quibe, preparado com carne moída. É consumido fruto, assado, de bandeja, cru, na coalhada, de batata e até de peixe. (ANDERSEN, 2005)
Outro prato típico no Oriente Médio é a esfiha, abertas ou fechadas são recheadas de carne moída. E, misturada com arroz é a base do recheio para os legumes como abobrinha, berinjela, folhas de parreira e de repolho. Pode-se dizer que a carne moída é a base da culinária. (ANDERSEN, 2005)
Nos dias de festa, assa-se o carneiro inteiro, recheado também de carne moída arroz e snoubar. (ANDERSEN, 2005)
Individualidades da alimentação Islâmica
Segundo a cultura Islã, Deus, o Altíssimo, disse no Alcorão Sagrado, no capítulo 2, versículo 172: “Ó fiéis, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Deus, e só a Ele adorais”. Na medida do poder do alimento de influenciar a alma , saúde, e comportamento o Islã tornou obrigatório a preocupação com a origem do seu alimento, sabendo assim, se ele é lícito ou ilícito. (BRASIL, Alimentos Halal)
São divididos assim, os alimentos que podem ser consumidos, conhecidos como Halal, e os que não devem ser consumidos conhecidos como Haram. (HALAL, 2010)
Os alimentos que são conside rados puros são Halal, são todos aqueles que não são e não derivam de carne de porco, de cães, de animais selvagens, de animais antropomórficos, de aves de rapina, do animal Jallal, e de qualquer outro animal que não foi abatido segundo os métodos aceitáveis Islâmicos. (BRASIL, Alimentos Halal)
Para um alimento ser considerado Halal é necessário que siga regras de fabricação, no caso das carnes, o abate precisa ser feito segundo as normas dos Serviços de Inspeção Islâmica, que é um sistema de normas rígidas que asseguram a consistência de qualidade Halal. Essas regras deixam clara a forma de produção, o método, os utensílios utilizados, o treinamento dos profissionais e são feitas supervisões constantes por um profissional qualificado e autorizado que assegura o cumprimento das regras. O alimento produzido recebe a certificação Halal quando os serviços de Inspeção Islâmica visita a organização que o produz e acompanha, treina e avalia seu sistema de produção. A organização certificada recebe visitas frequentes para avaliar se a sua forma de produção continua a obedecer às normas de certificação. (BRASIL, Alimentos Halal)
Todos os alimentor Halal são permitidos para o consumo, sendo que não tenham nenhum tipo de ingrediente proibido em sua composição e no caso das carnes, que seu abate tenha cumprido as normas do Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica. São eles:
- Peixes (exceto os venenosos);
- Vegetais (excetos ao que estejam contaminados com pesticidas ou que possam causar alucinações).
- Produtos minerais e químicos (exceto aqueles que podem intoxicar ou causar algum mal a saúde);
- Água (desde que não esteja contaminada);
- Todo produto criado por meio da biotecnologia, extraído de vegetal, mineral e microbiana;
- Produtos de origem sintética utilizada na indústria de alimentação, sendo que comprovem sua qualidade;
- Derivado animais, mediante comprovação sob a supervisão CIBAL Halal, que comprove seu abate segundo as regras islâmicas;
- Queijo processado através de coalho microbiano;
- Leite de vacas, ovelhas, camelas e cabras;
- Frutas frescas e secas
- Legumes
- Sementes como amendoim, nozes, caju e avelãs;
- Grãos como trigo, arroz, centeio, cevada, aveia, etc (desde que não estejam contaminados com agrotóxicos);
Os alimentos Haram (não permitidos) são:
- Carne suína e de cães, pois são considerados animais impuros;
- Qualquer tipo de animal que não foi abatido através dos métodos considerados aceitáveis pelas regras dos Serviços de Inspeção Islâmica;
- Sangue;
- Todos os tipos de bebidas alcoólicas e drogas;
- Frutos do mar (exceto os vegetais, peixes com escamas e os camarões);
- Animais servagens;
- Animais antropomórficos como o macaco;
- Aves de rapina ( águia e falcão );
- Répteis, anfíbios e insetos;
- Tudo o que é considerado impuro (fezes, urina...);
- O animal Jallal (aquele se alimenta de impurezas);
- Tudo o que é impuro pelo contato com as impurezaz;
- Tudo aquilo que é prejudicial para nossa saúde, (veneno e produtos químicos nocivos)
- Tudo o que não for habitualmente consumido pelo homem (madeira, vidro, terra, etc); (BRASIL, Alimentos Halal)
Carnes Halal
Não basta restringir-se da carne suína e canina, para seguir a as regras da alimentação islâmica é necessário que todo tipo de carne que seja consumida cumpra as normas de abate halal. São elas:
...