A Bioquímica Na Nutição
Por: Rosana20-21 • 26/9/2021 • Seminário • 358 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Disciplina: Bioquímica da Nutrição
Pontuação: 10 de 40.
Aluno: Rosana Vital Menezes
TAREFA 2
2. Nas últimas décadas, uma variedade de doenças do metabolismo de piruvato foi detectada em crianças. Estas frequentemente apresentam defeitos neurológicos severos, que geralmente resultam em morte. Crianças com deficiência da piruvato desidrogenase (enzima que transforma Piruvato em Acetil-coA) geralmente apresentam níveis séricos elevados de lactato (ácido láctico), o que produz uma acidose láctica crônica.
Explique o motivo dessa elevação dos níveis de lactato na deficiência dessa enzima.
Na ausência do piruvato desidrogenase, as células não conseguem transformar o piruvato em Acetil-coA. O ciclo de Krebs não pode ser iniciado e não obteremos energia por esta via. Então, o piruvato que fica se torna excessivo e é transformado em lactato por outra enzima chamada lactato desidrogenase, gerando aumento dessas substancia no organismo ( sistema nervoso central, sangue e urina, causando importante atraso de desenvolvimento e mal formações no sistema nervoso central, além de grave epilepsia).
Explique qual seria o destino do piruvato se a enzima estivesse funcionando, ou seja, quais são as vias metabólicas que ele participaria.
O piruvato é um substrato muito importante na produção de energia dentro das células. . É uma série cíclica de reações enzimáticas que ocorrem dentro da mitocôndria, para produzir energia sob a forma de ATP. Para essa produção, funciona em conjunto com a fosforilação oxidativa através da cadeia respiratória mitocondrial. A fosforilação oxidativa depende do oxigênio para completar o ciclo. Portanto na presença de oxigênio o metabolismo de piruvato funciona na ausência de oxigênio o metabolismo fica comprometido. Há 3 vias de formação de energia a partir do piruvato: a gliconeogênese (formação de glicose), a fosforilação oxidativa (na presença de oxigênio), e a formação de lactato (via anaeróbia, sem o oxigênio). A enzima piruvato-desidrogenase é responsável pela segunda via a fosforilação oxidativa.
Qual via metabólica é produtora de piruvato e qual a função dessa via
A via metabólica produtora de Piruvato é a Glicólise. Tem como função converter a glicose em piruvato a fim de fornecer energia para cada célula viva. Inicia o ciclo de ácido cítrico e formação de ATP. Portanto o piruvato possui importante função na conversão do alimento em energia.
...