A Visita em unidade de saúde pública
Por: thaysvieira10 • 31/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.589 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Visita em área de saúde pública
Distrito Sanitário Sul
Curso: Nutrição
Professora: Jaqueline Rodrigues de Souza Gentil
Goiânia, 20 de outubro de 2017
DISTRITO SANITÁRIO SUL
Os Distritos Sanitários (DS) são a extensão do nível central da Secretaria Municipal de Saúde no território das Unidades de Saúde e fazem parte do processo de descentralização. A secretária Municipal de Saúde está localizada no Paço Municipal de Goiânia.
Atualmente são sete os distritos sanitários de Goiânia. Na perspectiva de descentralização política, técnica e administrativa, a Secretaria Municipal de Saúde dividiu o município de Goiânia em regiões denominadas Distritos Sanitários - DS. Na época da implantação foram criados nove Distritos Sanitários que passaram a ser sete a partir de 2010, após a reforma administrativa municipal. A figura 1 e a tabela ao lado demonstram como é essa distribuição.
[pic 1]
[pic 2]
Atualmente, o distrito sanitário Sul é o mais densamente povoado e englobam grandes bairros como Jardim América, Setor Pedro Ludovico, Parque Amazônia, Alto da Glória, Jardim Goiás. É o único distrito que não contém P.S.F’s.
Distrito sanitário é definido por Mendes (1999, p.188) como uma unidade operacional e administrativa mínima do sistema de saúde, definida com critérios geográficos, populacionais, epidemiológicos, administrativos e políticos, onde se localizam recursos de saúde públicos e privados, organizados através de um conjunto de mecanismos político-institucionais com a participação da sociedade organizada para desenvolver ações de saúde capazes de resolver a maior quantidade possível de problemas de saúde.
Em cada distrito Sanitário há um complexo multiprofissional que envolve enfermeiros, nutricionistas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, biomédicos e farmacêuticos. Além dos profissionais de nível superior, há, também, nas equipes aqueles de nível médio como: técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal e agentes de endemia que estão lotados nos DS, mas prestam serviço no campo na prevenção da dengue. Colaboram também na equipe distrital, técnicos e auxiliares administrativos, motoristas e auxiliares de serviços gerais.
[pic 3]
O distrito sanitário sul possui estrutura física antiga e simples. A estrutura é de uma casa onde vários profissionais dividem o espaço de trabalho e discussão de projetos. Devido à estrutura pequena, não há estagiários de nutrição no local. A Nutricionista responsável por esse distrito é a Deusa Simone Gomes Sousa, nutricionista formada na Universidade Federal de Goiás, que atua na área de saúde pública há mais de 15 anos. Está lotada no distrito sanitário sul há 8 anos, tempo no qual já realizou inúmeros projetos como o de suplementação de vitamina A, Hiperdia, Programas de tratamento ao Tabagismo, dentre outros. Todos esses programas são realizados juntamente com outros profissionais, fato que demonstra o quanto o bom relacionamento com profissionais de outras áreas é de fundamental importância na área de saúde pública para que haja bons resultados em seus pacientes e para que as políticas e programas tenham bons resultados.
Diante de problemas alimentares e de saúde da população, alguns programas são executados. São exemplos:
- O Programa Hiperdia, que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.
- O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, cujo objetivo é reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar). Esse programa objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância e reforça a assistência a criança menor de 5 anos para prevenção da deficiência de vitamina A, garantindo o acesso e disponibilidade do insumo a todas as crianças nessa faixa etária nas Regiões Norte e Nordeste e os municípios das Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste contemplados no Programa Brasil sem Miséria.
- O Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.
- O Programa Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal.
As famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social. Esse eixo oferece condições para as futuras gerações quebrarem o ciclo da pobreza, graças a melhores oportunidades de inclusão social. São condicionalidades: Frequência escolar dos filhos em 75%, no mínimo das aulas, exames de saúde. O Valor do programa é de, em média, R$40 por filho. - Programas de apoio à gestante, como o Programa Nacional de Suplementação de Ferro que é uma das estratégias da Política Nacional de Alimentação e Nutrição para o combate da deficiência de ferro no Brasil. O programa objetiva a prevenção e controle da anemia por meio da administração profilática de suplementos de ferro às crianças de 6 a 24 meses de idade, gestantes (incluindo também o ácido fólico) e mulheres até 3º mês pós parto e/ou pós aborto.
São algumas das atribuições da Nutricionista executadas neste âmbito:
- Divulgar, dando-se a conhecer esses projetos, visto que muitos deles, por falta de divulgação são pouco conhecidos e utilizados pela população;
- Planejar estratégias de apoio, implantação de projetos, atividades de prevenção, monitoramento, dentre outras;
- Avaliar riscos e necessidades da população no âmbito nutricional;
- Desenvolver programas que atendam as necessidades nutricionais da população;
- Acompanhar pacientes que necessitam de doação de suplementação alimentar. – Esse processo é executado, basicamente, da seguinte forma: É feita uma auditoria em que o nutricionista fará uma visita domiciliar, onde será avaliado o estado nutricional do paciente, por meio, dentre outros métodos, de um recordatório alimentar. Logo após a elaboração do parecer nutricional. O retorno da nutricionista ao local é feito de 6 em 6 meses-.
- Promover estratégias e programas lançados pelo Governo, ou mesmo outros que forem planejados da Secretaria Municipal de Saúde. O distrito Sanitário Sul é um facilitador dos projetos do governo, visto que está mais próximo da população.
- Promover ações de educação alimentar e nutricional, por meio de palestras, seminários e/ou outras formas de ensino.
O Distrito Sanitário Sul fica localizado no Jardim América, praça C- 221 e dispõe das seguintes unidades de saúde:
- CIAMS SETOR PEDRO LUDOVICO
- CIAMS JARDIM AMÉRICA CONSELHO LOCAL DE SAÚDE (CL)
- CENTRO SAÚDE PARQUE AMAZÔNIA
- CENTRO DE SAÚDE "HORTÊNCIA Mendonça" - VILA REDENÇÃO
- PRONTO SOCORRO PSIQUIÁTRICO “WASSILY CHUC”
- CAPS ÁGUA VIVA
- CAPS VIDA (Centro de atenção psicossocial) . Nesta unidade não tem nutricionistas. É especializada em transtornos mentais.
- CAPS GIRASSOL
- CAPS – AD/CASA ( Acolhimento especializado em drogas para adultos)
- AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE PSIQUIATRIA
- UNIDADE DE TRABALHO E PRODUÇÃO SOLIDÁRIA DA SAÚDE MENTAL - GERARTE
- AMBULATÓRIO MUNICIPAL DE QUEIMADURAS
- DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
- SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DOTRABALHO (SESMT)
As atividades realizadas pela nutricionista nesta unidade do distrito são na área de saúde coletiva (atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária). Um fator marcante nesta visita foi descobrir a variedade de atividades que são realizadas pela profissional Deusa Simone e a infinidade de programas implantados nesta unidade, até então, desconhecidos pela maioria dos discentes, como, por exemplo, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A; programa muito importante, que apresenta dados surpreendentes de deficiência desta vitamina por quase 20% das crianças do Brasil com idade inferior a cinco anos. Esse fato despertou em mim desejo de conhecer mais sobre o programa e disseminar a informação.
...