APRESENTAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
Por: camiladuaartee • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 823 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL - 2019
CURSO DE NUTRIÇÃO – PROF. LEONARDO
AULA PRÁTICA 1 - APRESENTAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
NOME: ...................................................................................................... RGM:..........................................
DATA: .............................
→ Parte mecânica
- base
- sistema óptico de observação: está reunido em um tubo de comprimento constante para cada aparelho (170 mm). na parte superior encontra-se a lente ocular e na parte inferior encontra-se a lente objetiva.
- revolver: mecanismo de rotação que permite trocar as objetivas
- platina: serve de apoio ao material a ser observado
- charriot: controla o movimento da platina e conseqüentemente do material a ser observado
- presilha: prende a lâmina sobre a platina
- Sistema de aproximação: controle de ajuste do foco, permite a movimentação do sistema óptico em relação ao objeto a ser observado. Este sistema consiste de dois parafusos, o macrométrico (movimentos mais grosseiros) e o micrométrico (movimentos mais finos enfoque de precisão).
→ Sistema óptico
- lente objetiva: é constituído por lentes superpostas, projeta a imagem do objeto colocado na platina. Essa imagem apresenta inversão lateral e horizontal.
- lente ocular: amplia a imagem formada pela objetiva.
→ Sistema de iluminação
- fonte luminosa
- condensador: concentra os raios luminosos e projeta um cone de luz sobre as células que estão sendo examinadas pelo microscópio.
- diafragma: permite diminuir a abertura da entrada do feixe luminoso.
- filtros: absorvem parte das radiações luminosas e permite utilizar faixas estreitas de luz de comprimentos de onda selecionados.
UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
1. Fixe a lâmina sobre a platina com o auxílio da presilha
2. Verifique se o diafragma está aberto. O grau de abertura é controlado por uma pequena alavanca no condensador. Após o feixe de luz atravessar o material, este penetra na objetiva que projetará uma imagem aumentada no plano da ocular, que novamente a amplia. A variação da intensidade luminosa auxilia no controle da luz que atravessará o diafragma, o orifício da platina, a lâmina de vidro, o material preparado, a lamínula, a objetiva e o canhão.
3. No início de um exame microscópio utiliza-se primeiro a objetiva de menor aumento, que lhe fornecerá uma visão geral do material e permitirá a localização do ponto de interesse.
4. Aproxime a platina da objetiva com o macrométrico. Aproxime os olhos na ocular e movimente a platina com cuidado, com o macrométrico, até que se esboce a imagem.
5. Ajuste o foco da imagem com o micrométrico.
6. Localize a parte do material de interesse e, se necessário, utilize as objetivas com maior poder de resolução para obter maiores detalhes.
7. Ao observar o material, movimente constantemente o micrométrico para poder visualizar diferentes planos e examinar toda a profundidade da preparação.
* A potência de uma objetiva é indicada por seu coeficiente de aumento, ou seja, o número gravado em cada objetiva. O aumento total do material que esta sendo observado no microscópio é:
Ex: objetiva de 4X com a ocular de 10X ampliará a imagem em 40X
aumento da objetiva x aumento da ocular
CUIDADOS COM O MICROSCÓPIO ÓPTICO
- Manipule o microscópio com muito cuidado, pois trata-se de um equipamento frágil e caro!!!!!
...