Analise Transtornos Alimentares
Por: Aline Miu • 17/5/2017 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso de Graduação em Nutrição – Turma: NT1P18
Análise artigo sobre Transtornos Alimentares
Psicologia Aplicada a Nutrição
Professora: Renata Pini
RIBEIRÃO PRETO 2017
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Curso de Graduação em Nutrição – Turma: NT1P18
Aline Márcia da Cunha RA: D4336G-8
Leydianne Costa Silva Carvalho N1162d1
Micaela Aparecida Nunes D39GFH3
Eduarda Gomes Rosa D25FAB5
Análise artigo sobre Transtornos Alimentares
Psicologia Aplicada a Nutrição
Professora: Renata Pini
RIBEIRÃO PRETO 2017
SUMÁRIO
1. Introdução -------------------------------------------4
2. Anorexia e Bulimia---------------------------------5
3. Conclusões..........................................................7
INTRODUÇÃO
A anorexia e bulimia são patologias relacionadas com a preocupação excessiva com o peso e distorção de imagem, o que leva a abstenção alimentar ou a ingestão excessiva seguida de métodos purgativos.
Antigamente o perfil do paciente era branco, feminino e de alto poder aquisitivo, porém atualmente esse perfil está cada vez mais heterogêneo.
A recusa em procurar ajuda profissional faz com que somente os casos graves procurem tratamento, isso ocorre pois não aceitam a doença ou acham que podem resolver o problema sozinhos.
As incidências das patologias têm crescido por conta do culto do corpo perfeito e a facilidade de diagnóstico devido a familiaridade com o tema.
Em geral a anorexia começa no início da adolescência e a bulimia no final.
São ditos fatores de predisposição: sexo feminino, história familiar de transtorno alimentar, baixa autoestima, perfeccionismo, dificuldade em expressar emoções.
Fatores precipitantes: dieta, separação e perda, alterações da dinâmica familiar, expectativas irreais, proximidade da menarca. Fatores mantenedores: alterações endócrinas, distorção da imagem corporal, distorções cognitivas, práticas purgativas.
Fatores podem manter o problema: alterações endócrinas, distorção da imagem corporal, distorções cognitivas e práticas purgativas.
Anorexia
A anorexia nervosa geralmente começa com uma dieta restritiva após algum trauma, as restrições alimentares aumentam, os números de refeições diminuem e o paciente passa a viver em torno do controle de peso corporal.
Os sintomas da anorexia são: intolerância ao frio fadiga, queda de cabelos, constipação, dor abdominal, anorexia, pés e mãos frios, amenorreia, dificuldade de concentração, etc.
Os exames físicos desses pacientes relacionam desnutrição, disfunção hipotalâmica e incluem pele seca, hipotermia, bradicardia, hipotensão, bradipneia e edema de membros.
Bulimia
Na Bulimia nervosa o paciente sente uma fome incontrolável, ingerindo grandes quantidades de alimento em pequenos períodos e como compensação produz o vômito, faz uso de laxativos, diuréticos e exercita-se até a exaustão.
Existe um sentimento de culpa e perda de controle da situação, mas diferente do anoréxico não há desejo de emagrecer cada vez mais, geralmente o paciente tem peso normal ou um pequeno sobrepeso.
São associados aumento da impulsividade, cleptomania, mutilações e uso de drogas e álcool.
Diagnóstico diferencial Anorexia nervosa
1. Doenças gastrointestinais e consumptivas (aids, câncer)
2. Síndrome da artéria mesentérica superior
3. Depressão e esquizofrenia
Diagnóstico diferencial Bulimia nervosa
1. Anorexia nervosa do tipo compulsivo/ purgativo
...