EPIDEMIO
Por: rafaellap • 23/8/2015 • Ensaio • 296 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Epidemiologia básica
Rafaella Perizzolo 15103977
- Cite cinco usos da epidemiologia, exemplificando cada um deles.
Identificação de fatores de risco e situação de vulnerabilidade: a epidemiologia é capaz de prever tendências, seja em uma família, uma população local ou numa escala maior. O estudo aprofundado por meio de bioestatísticas, fatores de risco e inquéritos torna possível uma previsão sobre determinada doença, a fim de prevenir ou tratá-la com antecedência.
Avaliação de políticas publicas: através da epidemiologia é possível avaliar programas e serviços públicos direcionados a saúde, afim de testar a eficácia, a efetividade e o impacto da política adotada. Também é capaz de saber a qualidade, o acesso e se auxiliando a população de um determinado local com o objetivo de alcançar a equidade em saúde. Caso o serviço esteja atingindo suas metas é possível controlar, prevenir e tratar de forma adequada a doença em questão.
Planejamento e organização de políticas e serviços: a epidemiologia proporciona dados que permitem saber onde, quando e porque ocorrem os problemas e quais pessoas são atingidas. Através disso é possível planejar e organizar a execução das ações de prevenção, controle e tratamento que se adéqüem as necessidades reconhecidas.
Diagnóstico da situação de saúde: reconhece a situação de saúde da população em geral, suas tendências e prioridades a fim de implantar ações adequadas e efetivas através do monitoramento da saúde da população e do diagnóstico das necessidades.
Pesquisa etiológica: para exemplificar esse uso da epidemiologia é bem simples, basta pegarmos uma das doenças crônicas mais conhecidas: a obesidade. Uma pesquisa etiológica sobre a obesidade teria como objetivo estudar a causa ou a origem da doença, para, em segundo plano, conhecer o tratamento e a medida de controle mais adequada, a porcentagem e o perfil dos indivíduos afetados, fazer estudos para prevenção, entre outros.
...