TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Epidemio

Por:   •  18/9/2018  •  Artigo  •  4.537 Palavras (19 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 19

CONHECIMENTO SOBRE DIETAS DA MODA- LOW CARB

SCOPEL, Andressa

MACÊDO, Julia De Andrade

ROVEDA, Leticia Siqueira

SANTOS, Tatiane Cristina

RESUMO

A mídia é uma das grandes influenciadoras sobre as dietas da moda, pois seus canais de comunicação tem  capacidade de formar um estereótipo do corpo humano considerado ideal, levando pessoas a seguir dietas rigorosas e até mesmo perigosas à saúde. Uma das dietas mais procuradas é a pobre em carboidrato (Low Carb), onde o consumo de tal nutriente é limitado a uma quantidade inferior à recomendada. Um dos principais fatores ligado à procura por dietas da moda é a obesidade, doença que leva ao acúmulo de gordura corporal, que está diretamente relacionado à quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos. A dieta Low Carb é defendida por alguns pesquisadores, pois promove o aumento de gasto energético e aumento de saciedade devido à oxidação lipídica, resultando também na perda de peso. Pensando em avaliar o conhecimento sobre tais dietas, enfatizando a low carb, foi aplicado um questionário à uma turma de uma academia localizada em Francisco Beltrão – PR, onde 37 mulheres de idades diferenciadas responderam 13 questões sobre o tema. Dentre elas, 32 afirmaram seguir algum tipo de dieta passada pela mídia, buscando perda de peso e condicionamento físico, porém nenhuma delas ficou satisfeita com o resultado obtido. Tais dietas prometem rápida perda de peso, porém, após o período de adaptação metabólica, o resultado pode ser ganho de peso novamente. O ideal é que um profissional da nutrição seja consultado antes de iniciar qualquer dieta, pois ele irá avaliar qual a melhor forma de emagrecimento pensando na manutenção da saúde, pois somente esse profissional consegue fornecer uma dieta adequada às necessidades individuais.

Palavras chaves: Obesidade, Dieta da moda, Low carb.

ABSTRACT

The media is one of the biggest influencers on fad diets because their media are capable of forming a picture of the ideal human body, leading people to follow strict diets and even dangerous to health. One of the most sought after diets is a carbohydrate (low carb), where nutrient intake is limited to less than the recommended amount. The main factors related to nature's demand for diet is obesity, the disease that leads to body fat acid, which is directly related to the quantity and quality of food eaten. Low Carb is defended by a few adventists, because of the increase of energy growth and increase of sacieded oxidized lipidic, in which also in loss of weight. Attack on the risk under the diet, emphasizing low carb, a questionnaire was applied to a class of a gym located in Francisco Beltrão - PR, where 37 women of differentiated women answered 13 questions on the subject. Among them, 32 years after some type of diet, were media, weight loss and physical conditioning, however, some were satisfied with the result. Such diets promise quick weight loss, however, after the period of metabolic adaptation, the result may be gaining weight again. Ideally, a food professional should be consulted on health maintenance, such as encouraging the care of a person who needs to be safe.

Key words: Obesity, fashion Diet, Low carb.

INTRODUÇÃO

A modernização da sociedade trouxe a população novos hábitos de consumos de alimentos, consequentemente com muitas atividades durante o dia, consumimos mais alimentos calóricos e temos menos tempo para realizar atividades físicas, o que levou a uma aumento na população sedentária e obesa (MOURA,2015).

A formação de um estereótipo ideal sofre influência direta de mídias como as revistas, jornais, televisão e internet. As mídias impressas expõem semanalmente matérias que fazem apologia ao emagrecimento e a conquista de um corpo da moda, desse modo as pessoas se veem obrigadas a seguir os padrões de beleza que são impostos a elas (MATIAS,2014).

Os carboidratos fazem parte da classe de biomoléculas mais abundante da Terra. É a principal fonte utilizada pelo organismo humano para fornecer energia (JUNIOR, 2008).

A dieta pobre em carboidrato, tem como base uma dieta parcialmente restrita em carboidratos. Matias (2014), acredita que as dietas modernas não são adequadas, pois elas não estão de acordo com as necessidades fisiológicas dos indivíduos, tendo em vista que grande parte dessas dietas possuem um grande desequilíbrio, não levando em conta as necessidades nutricionais.

Os padrões impostos pela sociedade tem gerado maior número de pessoas a procura da melhoria em seu corpo, principalmente pela estética, tendo em vista também grande número de pessoas a procura de cirurgias plásticas, academias, e um grande aumento ao uso de produtos que visam a melhoria nutricional. (RIBEIRO; OLIVEIRA, 2011).

O objetivo deste artigo tem como intuito avaliar o conhecimento de dietas da moda e dieta low carb em uma turma frequentadora de zumba no município de Francisco Beltrão- PR.

OBESIDADE

A obesidade tem como definição o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), devido o grande número de casos é considerada uma epidemia global do século XXI e associada a muitas outras doenças. (SILVA, 2011).

O aumento da obesidade está entre os fatores alimentares com relação direta entre quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, é de conhecimentos reconhecidos que a perda de peso ocorre quando a oferta energética é menor que o gasto calórico (CORDEIRO, 2017).  

Com o aumento da obesidade na população, houve também uma maior probabilidade de desenvolvimento de outras  doenças como: resistência à insulina, dislipidemia, apneia, doenças da vesícula, hipertensão, doenças coronarianas, osteoartrite e gota (MOURA,2015).

Devido este grande aumento, as pessoas procuram formas de emagrecimento e diminuição da obesidade; as dietas estão sendo usadas por uma grande parcela da população, mas existem poucas evidências científicas para a recomendação de dietas para os devidos fins (FREITAS, 2017).

DIETAS DA MODA

        Segundo Cardoso (2004), “ [...] o termo dieta corresponde à alimentação seguida por um indivíduo ou grupo de indivíduos’’. As dietas da moda são padrões de comportamentos alimentares usados por pessoas com um objetivo específico, emagrecimento ou engordar (BETONI, 2010).

        Devido os meios de comunicação desempenharam grande papel na forma em que cada um vê seu corpo, são divulgadas estratégias para a perda de peso com textos convincentes e modelos magras, incentivando na insatisfação do corpo e comporatamentos alimentares restritos e de curtos períodos. Com esses comportamentos, gera consequências; a desnutrição e  o efeito sanfona; devido a substituição de uma alimentação adequada (ARAÚJO, FORTE, FAZZIO,2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com