Hipertensão Arterial e Possíveis Fatores de Risco
Por: Flávia Beatriz • 2/3/2016 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO CIENTÍFICO
“Hipertensão Arterial e possíveis fatores de risco”
O artigo “Hipertensão arterial e possíveis fatores de risco”, foi escrito por Cecília Amaro de Lolio, Júlio César Rodrigues Pereira, Paulo Andrade Lotufo e José Maria Pacheco de Souza. Neste artigo foram apresentados resultados de prevalência de hipertensão arterial no município de Araraquara em São Paulo, Brasil em 1987. Eles avaliaram 1999 pessoas sendo, 533 homens e 666 mulheres de 15 a 17 anos de idade. Os resultados mostraram alta prevalência da doença maior no sexo masculino (32,0%) do que no feminino (25,3%). Eles também avaliaram que a pressão alta a tendência é aumentada com a idade, até os 49 anos homens, e até os 59 anos mulheres, e que a maior porcentagem de hipertensos são pessoas negras, pardas, obesos e que têm menor renda ou menor escolaridade.
Além disso, mostrou a distribuição da hipertensão arterial segundo a exposição a possível risco de população adulta, tais como idade, sexo, ocupação, renda familiar, escolaridade e obesidade, através de textos e tabelas.
O presente artigo nos mostra e nos prova através de estudos e pesquisas que, a hipertensão arterial é realmente algo que deve ser tratado com prioridade num país onde existem tantos portadores da doença. A maioria da população não considera a hipertensão arterial como algo que irá trazer conseqüências maiores a sua saúde. De fato, poucos também sabem sobre os possíveis fatores de risco. Este artigo veio a comprovar que os homens tem maior prevalência do que as mulheres, a tendência da pressão alta é aumentada com a idade, e que as pessoas negras, pardas, obesas e que tem menor renda e menor escolaridade tem maiores riscos de desenvolverem a doença. Assim, torna-se perceptível a importância desse artigo para o estudo sobre hipertensão arterial.
...