Imunologia
Por: Rillery Stephanie • 6/4/2015 • Abstract • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 957 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
- Distingue, sucintamente, imunidade inata e imunidade adquirida.
Resposta imune envolve primeiramente o reconhecimento do patógeno ou de outro material estranho e em seguida, a elaboração de uma reação com a finalidade de elimina-lo do organismo
IMUNIDADE INATA nasce com o indivíduo e protege o organismo contra agentes patogênicos específicos e toxinas, desde o nascimento.
IMUNIDADE ADQUIRIDA se deve à capacidade do sistema imunitário produzir defesas contra invasores e destruí-los, impedindo-os de causar danos ao funcionamento do organismo.
- Diferencie self de non-self.
Self- proprio; non-self- nao proprio
- As barreiras físicas e químicas são eficientes barreiras contra infecções, quais são os elementos de proteção que esses mecanismos apresentam?
Mucosas: Lágrimas, saliva e secreções que lavam as mucosas contêm substâncias antibacterianas e antivirais.
Cílios do trato respiratório inferior movimenta-se de forma sincronizada, expelindo o muco com microrganismo.
- Explique como ocorre a resposta imunológica inata, a partir da exposição a um antígeno.
Os fagócitos chegam ao local da inflamação por quimiotaxia, e logo podem se ligar aos microrganismos através de receptores inespecíficos de superfície. Se o organismo invasor for opsonizado com um fragmento do terceiro componente do sistema complemento ou anticorpo, a ligação se dará através dos receptores para opsonia e/ou dos fagócitos. Se a membrana do fagócito for então ativada, formam-se metabólitos microbicidas do oxigênio e agente infeccioso e internalizado no fagossomo por pseudópodos que são lançados ao redor do agressor. Uma vez internalizados, os lisossomos se fundem com o fagossomo para formar o fagolisossomo quando, então, o agente infeccioso e destruído. Os produtos microbianos não digeridos podem ser liberados para o meio externo.
- Explique como ocorre a resposta imunológica adquirida a partir do contato prévio com um antígeno.
Ocorre através da imunidade adaptativa, é ativada através da teoria ou hipótese dos dois sinais. Linfócitos B e T. Assim os linfócitos T são específicos para antígenos extracelulares onde haverá a produção de anticorpos já os linfócitos T são específicos para respostas intracelulares, capazes de produzir resposta imunologia. Essa resposta então é desencadeada por esses dois tipos de linfócitos.
- Descreva morfologicamente a estrutura das células dendríticas e cite as funções essenciais dessas células.
As células dendríticas são encontradas nos folículos secundários das áreas de celular B nos linfonodos, no baço e no tecido linfoide associado á mucosas e nas células B apresentadoras de antígenos. São células longas projeções membranosas, que são a célula capacidade de fagocitose para futura apresentação aos Linfócitos T.
- O que são células NK? Como promovem uma resposta imunológica?
Linhagem celular que reconhecem células infectadas e/ou alteradas e respondem diretamente destruindo estas células e secretando citocinas pró-inflamatórias.
- Diferentes tipos de moléculas que reconhecem microrganismos e promovem respostas inatas são encontradas em forma solúvel no sangue e nos fluidos extracelulares. Estas são chamadas de proteínas efetoras. Qual o mecanismo de ação destas proteínas? Onde são produzidas? O que a presença destas indica?
As proteínas efetoras são produzidas no fígado, elas possuem ação demarcadora da fase aguda que se eleva em processos inflamatórios e infecciosos. Elas ainda indicam a existência de um processo inflamatório e infeccioso agudo, opsonização (marcação) e ativação do sistema completo e são marcadoras de antígenos (macrófagos e neutrófilos).
- O que são citocinas? Qual sua função?
Citocinas: são polipeptídeos produzidos em resposta a microrganismos e outros antígenos, que medeiam e regulam reações imunológicas e inflamatórias. Tem como funções: Crescimento e diferenciação de linfócitos, Ativação das células efetoras e Desenvolvimento de cels. Hematopoeticas
- A função da resposta imune inata não é somente fornecer a primeira defesa contra microrganismos, como também iniciar a resposta imune adaptativa. Como ocorre essa ativação?
Quando a resposta inata já aconteceu e ela ainda não conseguiu destruir o antígeno, ela deve fazer com que a resposta adaptativa se ative por meio da hipótese dos dois sinais. O primeiro sinal consiste na apresentação do antígeno através de um APC que pode ser uma célula dendrítica ou um macrófago já o segundo sinal, são estimulo dados por citosinas produzidas por células da imunidade inata, como neutrófilos ou macrófagos.
- O sistema imune adquirido consiste em duas grandes linhas de defesa, quais são elas?
Imunidade Humoral- é mediada por anticorpos, produzidos pelas células B. É o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas
Imunidade Celular- também denominada imunidade mediada por células, é mediada por linfócitos T. Mecanismo de defesa de microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias que sobrevivem e proliferam no interior dos fagócitos.
- Qual a importância da memória imunológica?
As células da memória possuem a capacidade de reconhecer antígeno, algumas doenças são adquiridas varias vezes e algumas apenas uma vez (catapora).
Os conhecimentos acerca da memória imunitária também levaram ao desenvolvimento de uma importante ferramenta, a vacina. Quando um indivíduo é vacinado, é introduzido em seu organismo um agente infeccioso (vírus, bactérias, toxinas) atenuado, o que prepara o corpo para responder efetivamente a um ataque futuro, impedindo que a doença se instale.
- Diferencie neutrófilos, mastócitos, basófilos e eosinófilos
Neutrófilos Predomina no foco da infecção devido ao elevado número e rápida migração para o tecido infectado(diapedese). São células de vida curta ( 6 horas). Importantes em infecções bacterianas. Também chamados de polimorfonucleares. São estimulados na medula por Fator estimulador de colônias de granulócito (G-CSF). FUNÇÃO: Fagocitose – capturam microrganismos e os destroem em vesículas intracelulares usando enzimas de degradação e outras substâncias antimicrobianas armazenadas em seus grânulos( lisozima, colagenase, elastase.
...