O Diagnostico Tuberculose
Por: wellenk • 23/9/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 676 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Página 1 de 3
- Diagnóstico Clínico (anamnese): Investigação individualizada dos sinais e sintomas e dos órgãos acometidos para classificação da tuberculose em pulmonar ou extrapulmonar.
- Diagnóstico Diferencial: Inclui-se diagnostico diferencial em casos de pneumonia sem resolução, febre e tosses prolongadas sem causa conhecida, entre outros. Na forma pulmonar deve-se lembrar de doenças infecciosas, como a paracoccidioidomicose, a histoplasmose, a criptococose pulmonar, o abscesso pulmonar bacteriano e outras. Inclui-se diferencias, tais como linfoma, paracoccidioidomicose, pneumonia bacteriana com derrame pleural, entre outros, dependendo da localização.
- Prova tuberculínica: Indicada, como método auxiliar, no diagnóstico da tuberculose, em pessoas não vacinadas com BCG ou indivíduos infectados pelo HIV
- Diagnóstico Bacteriológico: O diagnóstico bacteriológico é de extrema importância para o diagnóstico e controle da tuberculose em adultos.
- Exame microscópico direto – baciloscopia direta:
- Método simples e seguro, deve ser realizado por todo laboratório público de saúde e pelos laboratórios privados tecnicamente habilitados.
- A técnica mais utilizada em nosso meio é a pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente – BAAR, pelo método de Ziehl-Nielsen (baciloscopia do escarro).
- Permite detectar de 60% a 80% dos casos de tuberculose pulmonar em adultos.
- São coletadas duas amostras, sendo uma no momento da consulta e a outra a manhã seguinte, sendo então, realizada a contagem dos Bacilos Álcool Ácido Resistentes (BAAR).
- Teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB):
- Indicado para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes prioritariamente.
- Utiliza apenas uma mostra de escarro. Detecta o DNA dos bacilos do complexo M. tuberculosis e faz triagem das cepas resistentes a rifampicina.
- O resultado é apresentado em aproximadamente duas horas em ambiente laboratorial. Esse exame tem sensibilidade de 90% em amostras de escarros em adultos, sendo superior à da baciloscopia. Em crianças a sensibilidade do resultado deste exame é reduzida se comparada a adultos, devendo ser utilizada a técnica apenas quando há possiblidade e facilidade de escarro.
- Cultura para micobactéria, identificação e teste de sensibilidade:
- Exame de elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico de tuberculose, podendo aumentar em 30% o resultado bacteriológico da doença, mesmo em caso de pulmonares com baciloscopia negativa.
- Este método utiliza amostras em meios de cultura sólidos e líquidos.
- Meios de cultura sólidos são comumente a base de ovo, Löwenstein-Jensen e Ogawa-Kudoh. Apresentam menor custo e baixo índice de contaminação, apresentando como desvantagem o tempo de crescimento bacteriano.
- Meios de cultura liquido apresentam resultados em 5 a 12 dias quando positivo, no Brasil utiliza-seo MGIT.
- Diagnóstico por Imagem:
- Radiografia de tórax:
Deve ser sempre solicitada em caso de pacientes com suspeita clínica de tuberculose pulmonar, é a avaliação inicial para estes casos. Pode-se observar neste exame vários padrões sugestivos de atividade de doença, como cavidades, nódulos, consolidações, massas, processo intersticial (miliar), derrame pleural e alargamento de mediastino.
- Tomografia computadorizada de tórax:
Por ser mais sensível para demonstrar alterações anatômicas dos órgãos e tecidos afetados, é de indicada em casos de suspeita de tuberculose pulmonar não identificada inicialmente em radiografia, e na diferenciação com outras doenças torácicas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com