DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: As Práticas Organizacionais Nas Empresas
Trabalho Escolar: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: As Práticas Organizacionais Nas Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nando_sf • 4/4/2013 • 2.123 Palavras (9 Páginas) • 1.859 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
FERNANDO M. DE SOUZA FREITAS
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: As práticas organizacionais nas empresas
RIO DE JANEIRO
2012
FERNANDO M. DE SAUZA FREITAS
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: As práticas organizacionais nas empresas
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I do curso de Tecnologia em Logística apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Professor Jean Carlos Cavaleiro
RIO DE JANEIRO
2012
RESUMO
O presente projeto foi desenvolvido a partir de uma visita à empresa LimpService Serviços Ltda, para o levantamento de informações sobre a empresa e assim avaliar a forma como os sócios-diretores administram a mesma. Foi levada em consideração a Teoria Geral da Administraçao de Henri Fayol para analisar se os métodos utilizados e as ações desenvolvidas pelos sócios-diretores estão de acordo com os preceitos da teoria em questão. Foi possível a observação de um dia de trabalho dentro da sede da empresa bem como uma entrevista com a sócia-diretora Fernanda Freitas Barbarioli, o que foi muito importante para entender a evolução de suas práticas quanto administradores.
Palavras-chave: Teoria Geral da Administração. Sócios-diretores. Empresa.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
2 – A EMPRESA......................................................................................................... 6
2.1 - ORGANOGRAMA E QUADRO DE COLABORADORES...................................6
2.2 – FORNECEDORES..............................................................................................7
2.3 CONCORRETES...................................................................................................8
3 - ANÁLISE ORGANIZACIONAL DA DIREÇÃO....................................................9
4 – COLABORADORES.........................................................................................10
5 - INFRAESTRUTURA E MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO INTERNO E EXTERNO.............................................................................................................11
6 – CONCLUSÃO......................................................................................................13
7 – REFERÊNCIAS...................................................................................................14
1 – INTRODUÇÃO
Baseado nas Teoria Geral da Administração de Henri Fayol, o presente projeto visa mostrar uma análise das práticas organizacionais e como elas influenciam o bom andamento das empresas. Utilizando a empresa LimpService Serviços Ltda como fonte de pesquisa, foi possível analisar seus métodos e ações nos processos administrativos.
2 – A EMPRESA
A Limpservice Serviços LTDA foi fundada em 29/10/2002 por três sócios, que viram na crescente demanda do mercado de terceirização de serviços uma grande oportunidade de negócio. Sediada na rua: Rio C5, nº. 121 – Hélio Ferraz – Espírito Santo, a Limpservice oferece serviços de: fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros; serviços combinados de escritório e apoio administrativo; preparaçao de documentos e serviços especializados de apoio administrativo; serviços combinados de apoio para edifícios; atividades de limpeza em prédios e domicílios; atividades paisagisticas; instalação e manutenção elétrica; instalações hidráulicas, sanitárias e gás; instalação e manutenção de sistemas arcondicionado, de ventilação e refrigeração; serviços de pintura de edifícios em geral; obras de alvenaria e de acabamentos de construção.
Há dez anos no mercado capixaba, a Limpservice já se consolidou como empresa que preza pela qualidade nos seus serviços prestados e o reflexo disso é a conquista de novos mercados na região da Grande Vitória, que abrange as cidades de Serra, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão. Hoje possui um case de clientes bem variado, atendendo desde grandes orgãos públicos a pequenas e médias empresas. Hoje, de acordo com a classificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a Limpservice já se enquandra como uma Empresa de Pequeno Porte – EPP.
2.1 – ORGANOGRAMA E QUADRO DE COLABORADORES
Desde sua fundação, cada sócio assumiu um ou dois setores da empresa e desde então a empresa não possui um CEO.
A Limpservice possui um total de 439 colaboradores, conforme disposição abaixo:
• 300 porteiros;
• 60 auxiliares de serviços gerais;
• 22 atendentes de informática;
• 10 artífices;
• 38 oficiais plenos;
• 5 supervisores;
• 1 recepcionista;
• 3
...