O Diário Gravidez
Por: DriAalves • 29/4/2019 • Resenha • 1.179 Palavras (5 Páginas) • 194 Visualizações
Diário de Gravidez
Introdução
Antigamente os casais faziam um check-up antes de casar, o chamado pré nupcial.
Hoje em dia os tempos mudaram e esse procedimento saiu de moda.
Por isso ao tomar a decisão de engravidar e gerar uma nova vida, consulte um ginecologista pelo menos 3 meses antes de começar a tentar, mesmo que não tenha problemas de saúde prévias.
A gestação planejada apresenta certas vantagens em relação a uma gestação “surpresa”, isto porque quando planejada todos os fatores necessários para uma boa gravidez para a mãe e para o bebê são mais fáceis de serem alcançados.
É importante levar em consideração os aspectos físicos, mental, financeiros e espiritual, pois com certeza essa decisão vai mexer com todas essas áreas de sua vida.
Na gestação acontece uma série de alterações fisiológicas para o organismo materno caracterizando como um período da vida de crescimento acelerado porque a longo de aproximadamente 40 semanas o óvulo fecundado se diferencia e desenvolve e cresce até se tornar um lactente com cerca de 3kg. Assim nesse período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para manutenção da nutrição e da saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto. Já que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional materno durante a gestação.
Sendo assim as recomendações nutricionais na gestação devem adaptar-se a cada mulher considerando as variações individuais quanto as necessidades em cada gravidez.
Como se preparar para uma futura gravidez
Primeiro passo é consultar um médico ginecologista, fazer uma avaliação de rotina preventivo, exame de mama, exame ginecológico, exames de sangue, verificar se as vacinas estão em dia.
[pic 1]
Se tem algum problema de saúde é importante avisar ao médico, como diabetes, hipertensão, depressão ou outras doenças crônicas para que ele adapte as medicações usadas, algumas medicações não são seguras e podem trazer riscos ao bebê.
Certamente seu médico vai indicar vitamina como o ácido fólico, é importante iniciar 2 a 3 meses antes da gestação, e continuar durante os 3 primeiros meses de gestação. Em casos raros, a carência de ácido fólico gera certas más formações do feto em relação ao sistema nervoso e cardíaco. A dose de ácido fólico é de 5mg por dia, essa vitamina irá diminuir em dois terços a chance de alterações do fechamento do tubo neural do bebê.
[pic 2]
Consultar uma nutricionista para verificar seu estado nutricional, alimente-se bem dando preferência a frutas, vegetais, grãos, proteínas. Evite gorduras, frituras, açúcar, industrializados e refrigerantes.
Se estiver com sobrepeso pode levar a um aumento do caso de diabetes gestacional e hipertensão.
Se estiver com desnutrição também será uma gravidez de risco, certamente a nutricionista vai entrar com uma dieta rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do feto, como consequências da desnutrição o bebê pode apresentar problemas com desenvolvimento e crescimento e maior risco de doenças.
Exercícios regulares ajudam a perder peso, melhoram o humor e reduzem o estresse. Hidroginástica, caminhada e ioga, são excelentes exercícios para antes e depois que a mulher estiver grávida.
[pic 3][pic 4][pic 5]
Evite substâncias tóxicas, a pele, o aparelho digestório e o respiratório podem absorver substâncias tóxicas do meio ambiente. Evite alimentos artificiais (batatas chips, conservantes etc.), cremes de pele (ácidos), tinturas de cabelo e medicamentos sem indicação médica. Não omita para o médico os produtos que você usa no dia a dia. Tirando os alimentos artificiais, não há nenhuma contraindicação de tipos de comida. Se estiver fazendo algum tratamento estético o médico tem que saber, para orientar qual deverá ser interrompido se a mulher engravidar.
Cuide dos dentes, vá ao dentista para uma limpeza periodontal antes de engravidar. A doença periodontal pode levar ao aborto ou ao parto prematuro. Se o tratamento na gestação for necessário, é proibido usar raios-X. A anestesia sem adrenalina está liberada.
Cultive o bem-estar emocional, quem está tentando engravidar sempre passa por um momento de grande estresse e ansiedade. Essas alterações dificultam a concepção e aumentam as taxas de aborto, tente administrar a ansiedade e o controle emocional.
Não ingerir bebidas alcoólicas, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode ser extremamente prejudicial em qualquer estágio de desenvolvimento fetal, não importando a quantidade ingerida e a frequência. A recomendação dos órgãos internacionais de saúde é cortar completamente o consumo de álcool pelas mulheres grávidas. E para as que desejam engravidar também deve evitar porque normalmente as mulheres só percebem que estão gravidas entre 4 e 6 semanas, com isso o consumo alcoólico pode estar elevado durante ao período inicial da gravidez, gerando danos irreversíveis.
...