O Estágio Ambulatório Central
Por: sarahgutemberg • 13/9/2022 • Trabalho acadêmico • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 137 Visualizações
Estágio ambulatório central
Paciente: V. R.
Idade 34 anos
Sexo feminino
Peso atual 75,5kg
Altura 1,59,
IMC 29,9kg/m²
Diagnostico nutricional de sobrepeso
Paciente apresenta diagnostico de diabetes mellitus tipo II e mioma uterino (aguarda a cirurgia para fazer a retirada do útero). Além do sobrepeso a paciente não trouxe novos exames.
Faz uso dos medicamentos hipoglicemiante, tem seu intestino funcionando normal, faz consumo de carnes mais gordurosas, toma boa quantidade de agua. A paciente conseguiu fazer o plano alimentar por três semanas e depois não conseguiu adaptar.
Novas orientações: Aumentar a ingestão hídrica, voltar a fazer exercícios físicos (caminhada).
Retorno dia 11/05
Paciente E.A. G
Idade 23 anos
Sexo feminino
Peso atual 67,700kg
Altura 1,65m
IMC 24,9 kg/m²
Classificado eutrófico, no limite.
Paciente relata ter hipotireoidismo transtorno bipolar e ansiedade, problema na válvula do coração. Não fez exames recentemente, mas esta com o pedido de ultrassom e exames bioquímicos para avaliar a tireoide. Pratica atividade física, mas não tem constância, pois não tem muito tempo, não tem rotina com a alimentação, a ingestão de agua também é pouca. Não dorme bem devido a rotina de interna no hospital. Tem habito de comer muito industrializados, e fast food.
Faz uso dos medicamentos levotiroxina 88mg e anticoncepcional, vitamina para queda de cabelo.
Orientações a paciente: foi passado uma orientação nutricional de acordo com as opções disponíveis que a paciente tem aumentar o consumo hídrico para 2L por dia, diminuir o consumo de industrializado e aumentar o consumo de fibras.
Paciente V.M.C.S.
Idade 28 anos
Sexo feminino
Peso atual 72,90 antes 71,3
Altura 1,52
IMC atual 31 kg/m²
Sobrepeso
Peso do bebê: 1,723 + ou -
Médico endocrinologista encaminhou por estar com a glicemia alterada 103. Faz uso dos medicamentos Damater e vitamina D.
Está seguindo corretamente as orientações, diminui bastante o consumo de carboidratos, aumentou a ingestão de legumes e verduras e consome mais fibras. Está ingerindo em média 2,5L de água por dia.
Após retorno com o médico a glicemia abaixou para 84, mas apresenta bastante retida, principalmente na região dos pés e barriga. Data do retorno 01 de junho
Paciente L.R.B.
Idade 53 anos
Sexo feminino
Peso atual 68,60kg
Altura 1,55m
IMC 22,55kg/m²
Diagnostico sobrepeso
Possui púrpura, constipação e glicemia 122mg dl. Não gosta de frutas e verduras, ingere 1L de agua por dia, não faz atividades físicas, faz três refeições ao dia: café da manha, almoço e jantar.
Principal motivo da consulta foi a constipação intestinal e o controle da glicose.
Orientações dadas ao paciente: Amentar a ingestão hídrica para 2,5L de agua por dia, fazer 4 a 5 refeições ao dia, consumir duas frutas ao dia, e três opções de verduras ou legumes ao dia. Substituir o mingau de aveia que consume todos os dias no jantar por uma refeição com fonte de proteína.
Paciente M.P. S. R
Idade 73 anos
Sexo feminino
Peso atual 88 kg
Altura 1,55m
IMC 36,6kg/m²
Diagnostico obesidade grau I
Circunferência da panturrilha 90 cm. Obesidade
O fisioterapeuta a diagnosticou com linfedema bilateral. Paciente hipertensa
Faz uso dos medicamentos Atenolol1x ao dia. Não apresentou exames bioquímicos, foi feito o recordatório 24 horas. Orientado a continuar com as orientações passadas nas consulta anterior 09/03. E as novas orientações de consumo adequado de 3l de agua diário, consumir sementes de chia com as preparações, planejamento alimentar para o próximo retorno 18/05/22.
Paciente Y.K.S. S
Idade 3 anos e 5 meses
Sexo feminino
Peso atual 13 kg
Altura 93 cm
IMC 15,1kg/m ²
Paciente eutrófico
A mãe relatou que a paciente esta com picos hiperglicêmicos na de 400mg/dl antes do almoço.
Faz uso de insulina 4 vezes ao dia de glorgina e 1 unidade de aprida pra a regulação.
Orientações dados foram trocar o omelete de ovos banana e aveia por ½ fatia de pão integral, 1 ovo mexido e pouca quantidade de requeijão light, as outras refeições continuou igual, trocar o arroz branco pelo integral. Retorno de 3 semanas
Paciente C.L. G
Sexo feminino
Peso 111 kg
Altura 1,61m
IMC 42,8
Diagnostico obesidade grau II
Trouxe exames CT 184. HDL 38. Trig. 61. LDL. 134. GLI 90. HEM ok
Fazia consumo de refrigerante e industrializado todos os dias e conseguiu parar. Não aumentou o consumo hídrico. Como uma fruta a dia e poucos vegetais. Aumentou a quantidade de atividade física para 5x na semana. Demostrou muita vontade em seguir o plano alimentar e perder peso.
Orientação dada: Uma sugestão apara aumentar a ingestão hídrica foi saborizar a agua e de levar o próprio lanche para escola. Retorno 06/05/22 para entrega de o Plano alimentar
Paciente E.M. M
Sexo feminino
Peso atual 105 kg
Altura 1,66m
IMC 43,1kg/m²
Diagnostico obesidade
Paciente encaminhada pelo medico endócrino com obesidade. Relata consumir vegetais, mas não tem todos os dias. Consome cachorro quente no café da manha e as vezes salgadinho de pacote. Toma refrigerante todos os dias na escola. Diagnóstico de ansiedade
Medicamentos usados metformina e fluoxetina
Orientações passadas ao paciente foram evitar industrializado, fazer refeições em família, aumentar o consumo hídrico, levar lanche para escola e consumir frutas e verduras no mínimo 1x ao dia. Retorno 10/06/2022
...