O PH E SISTEMA TAMPÃO
Por: Sindy Amorim • 16/4/2018 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA - FAT
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BIOQUIMICA BÁSICA
DOCENTE: BRUNO DE ANDRADE
DISCENTE SINDY BORGES AMORIM
RELATORIO DA AULA PRÁTICA
PH E SISTEMA TAMPÃO
Feira de Santana – BA
2017
INTRODUÇÃO
O conceito de pH de uma solução está relacionado ao logaritmo negativo de sua concentração hidrogeniônica, e expressa seu caráter ácido ou básico (soluções ácidas são aquelas em que seu pH está abaixo de sete, soluções básicas são aquelas onde o pH está acima de sete, sendo que a água pura apresenta pH equivalente a sete. Algumas substâncias agem na química de forma que impedem a variação ampla de pH de uma solução, ou seja, adicionando-se ácido ou base à solução, sob certas condições, esta permanecerá com o seu pH inalterado. Tais soluções recebem o nome de soluções tampão.
OBJETIVO
Identificar as escalas de pH.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tampões
Tubo de ensaio
Água
Indicador universal
Pipeta
Becker
Hidróxido de sódio (soda caustica liquida 0,1)
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na aula prática de Bioquímica Básica no dia 18 de março de, no laboratório de Anatomia, supervisionada e instruída pelo professor Bruno, trabalhamos com pH e tampões.
Primeiramente o professor explicou um pouco sobre pH e tampões e pediu a ajuda de dois alunos para colocar 1ml de cada tampão nos tubos de ensaio (contendo água), após isso o professor acrescentou 3 gotas do indicador universal, observou – se que com o acréscimo do indicador , mudou a cor de cada tubo, lembrando que cada tudo possui um tipo de tampão, tampões ácidos (pH 3, 4, 5, 6), tampão neutro (pH 7), e tampões básicos (pH 8, 9, 10, 12).
No 2º experimento o professor separou dois tubos, o tubo A com água e o tubo B com água e tampão pH 7. O professor pediu que assoprasse com a pipeta no tubo A por 15 segundos e observou – se que passou do pH 7 para o pH 6, porque nós emitimos gás carbônico , daí ficou mais acido.
No tubo B (que possui água e pH 7) não houve alteração depois de 1 minuto de assopro, porque os tampões sempre mantém seu pH sem variações.
Após isso, colocamos 1 gota do hidróxido de sódio no tudo A e variou do pH 6 para o pH 9 e uma gota no tubo B, que continuou no pH 7, sem variações.
REFERÊNCIAS
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a04.pdf
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
...