O SEDENTARISMO
Por: andressarochaaaa • 15/10/2016 • Resenha • 995 Palavras (4 Páginas) • 1.474 Visualizações
FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- FACEMA
RESUMO
SEDENTARISMO, ATIVIDADE FISICA E EXERCÍCIO FÍSICO
Ingrid Caroline Lopes Lima Matricula 14112389
DOCENTE: Me. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim
Disciplina: Nutrição dos Ciclos da Vida II
CAXIAS- MA
2016
O sedentarismo pode ser caracterizado pelo inadequado comportamento em relação a atividade realizada que envolve nenhum movimento ou atividade física, e consequentemente o individuo sedentário despende energia de 1 a 1,5 MET ( Taxa de equivalente metabólico). Passadas algumas décadas, o avanço de novas tecnologias acabou influenciando o ser humano a reduzir o trabalho físico necessário para desenvolvimento de muitas tarefas que compõem as atividades da vida diária (AVD), levando ao quadro de sedentarismo. A associação entre o sedentarismo e a inatividade física ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
A atividade física (AF) e o exercício físico (EF) têm sido apontadas como ferramentas seguras e efetivas de grande importância para promoção da saúde. Adultos com sobrepeso e obesidade são incentivados a diminuir em media 10% do seu peso corporal para ter redução dos riscos de saúde, mas redução de 3% a 5% já ajuda a minimizar o acumulo de gordura. Portanto, a AF e recomendada como um dos componentes para o controle de peso, prevenção de ganho de peso e prevenção da recuperação do ganho de peso corporal ( Donnelly et al. 2009).
Adultos sedentários acabam perdendo de 3% a 8% de massa muscular por décadas. Essa alteração é acompanhada da redução da taxa metabólica basal e do aumento do acumulo de gordura (Westcott, 2012). O efeito do treinamento de força (TF) sobre o controle de peso corporal; a pratica do TF leva ao incremento da massa muscular, que influencia positivamente no aumento da taxa metabólica basal (TMB), que, por sua vez eleva o dispêndio de energia resultando na redução da gordura corporal (Donnelly et al., 2009).
Atualmente as recomendações para a pratica do EF com o intuito de melhorar a saúde estão baseados na diretrizes do ACMS; exercício aeróbico de moderada intensidade; exercício aeróbico de vigorosa intensidade e a combinação de moderada e vigorosa intensidade. O exercício aeróbio, caracteriza-se por ser uma atividade continua, dinâmica e, na maioria das vezes prolongada. A demanda energética do exercício aeróbio e suprida, predominante pela rota metabólica que utiliza o oxigênio na extração da energia. As atividades como caminhar ou correr, pedalar e nadar são algumas das modalidades dessa tipo de exercício.
...