RELATÓRIO SOBRE AZEITES
Por: Mariana Alves • 22/5/2018 • Projeto de pesquisa • 859 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO
CURSO DE FITOTERAPIA
RELATÓRIO SOBRE AZEITES
ANA PAULA RÍSPOLI, LARISSA GRAEBNER, MARIANA ALVES, PEDRO ROUX E THAMIRES SINDORF
Petrópolis, 2018
Introdução
Os azeites e a azeitona são uma fonte natural de antioxidantes, que inclui carotenoides, tocoferóis e compostos fenólicos, que através de diferentes mecanismos atuam de forma protetora contra espécies reativas de oxigénio, funcionado como captadores de radicais livres, pela doação rápida de um átomo de hidrogénio, sendo igualmente aceitador de iões metálicos como o ferro e o cobre, com capacidade de iniciarem a produção de radicais livres (Carrasco Pancorboet al., 2006; Rice-Evans et al., 1997; Huang, 2008). De tal forma atuam como antioxidantes mas igualmente como Introdução 4 antimutagénicos, impedindo a ocorrência de mutações de genes (Heinonen, 2007). O azeite é o óleo que possui maior quantidade em esqualeno (hidrato de carbono formado por 30 carbonos), o que proporciona uma ação benéfica sobre o sistema imunitário e na pele (Gouveia et al., 2002).
Alecrim, da família lamiaceae tem como partes mais usadas suas folhas, flores e óleo essencial.Suas indicações e utilização são para cefaleias de origem digestiva, enxaquecas, dores reumáticas, contusões. É redutor de permeabilidade fragilidade capilar, é repelente de insetos, anticancerígeno, antiespasmódico e hepático, aumenta a imunidade. Ajuda no tratamento da asma, aromaterapia, antimicrobiano contra bactérias, fungos e vírus. É ingrediente de produtos cosméticos, estimula o crescimento capilar, impede a calvície, melhora a função mental e a memória.
Alho, da família liliaceae tem como parte mais usada os bulbos.Como indicações e utilização, ajuda como anticancerígeno, imunoestimulante nas infecções bacterianas, fungicas, intoxicação nicotínica. Afecções genitourinarias, problemas circulatórios, ulceras, varizes, preveção de tromboembolismo, da arterioesclerose e doenças cardíacas. Parasitoses intestinais, hiperlipidemia, afecções de pele, respiratórias. Evidencias clinicas sugerem que o alho pode ser benéfico a nível de colesterol e lipídios no sangue. Entre seus usos, o alho é empregado nas infecções por suas propriedades antissépticas e antibacterianas. Outras áreaspotenciais para o seu uso incluem distúrbios gastrointestinais e oncologia.
Lourosassafrás do Brasil, da família lauraceae tem como partes mais usadas as suas raízes, folhas e óleo essencial.Suas indicações e utilização ajudam como depurativo e sudorífero. É ativador da circulação, dermatoses, dores artríticas, gota, reumatismo, síflis, leucorréia, ausenciacde sudorese. Age como anticéptico dentário, ajuda em bronquites, tosses, distúrbios digestivos e meteorismo.
Manjericão ou alfavaca, da família lamiaceae tem como suas partes mais utilizadas, suas folhas, flores frescas, semente e óleo essencial.Suas indicações e utilização são para afecções digestivas, plenitude pós prandial, gases, má digestão, falta de apetite, halitose, aftas, espasmos, cólicas intestinais, afecções pulmonares como febre, tosse, amigdalite, faringite. Galactagogo, insônia, enxaquecas, é diurético, repelente de insetos, ajuda em fissuras nos mamilos de lactantes, é anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante e antisséptico.
Objetivo
A prática de teve o objetivo de melhorar as propriedades nutricionais e as propriedades sensoriais do azeite, agregando fitoquímicos e bioativos em sua matriz.
Materiais utilizados
Faca de corte, colher de café, tábua de corte, funil, panela grande, pequeno recipiente de vidro (pirex).
Método (procedimento)
Foi colocado o azeite de oliva em um recipiente de vidro para não entrar em contato com a panela de metal e haver oxidação do mesmo, e o colocou em banho maria até que a água começasse a ferver e reservou.
...