A Importância da Higienização para prevenir doenças bucais em ortodontia
Por: Welidafs • 29/4/2017 • Artigo • 2.709 Palavras (11 Páginas) • 539 Visualizações
[pic 1][pic 2]
COLÉGIO EDUCACIONAL DE SUPLÊNCIA E TÉCNICO
ANA PAULA DE OLIVEIRA
ANA PAULA SOARES
ÉRICA PÉRES
FERNANDA SOUZA
HYURIKA PAULA
JAKLENE MOREIRA
LUANA OLIVEIRA
MAYARA SOUZA
WELIDA FERREIRA
A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS EM ORTODONTIA
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
IPATINGA/MG
ABRIL2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................... 04
2.1 Educação e promoção em saúde bucal – tratamento ortodôntico.... 04
2.2 Procedimentos para uma prevenção básica........................................ 06
2.3 Dieta...................................................................................................... 06
2.4 Escovação............................................................................................. 07
2.5 Fio ou fita dental.................................................................................... 07
2.6 Agentes químicos.................................................................................. 08
2.7 Flúor...................................................................................................... 08
2.8 Clorexidina........................................................................................... 08
2.9 Prevenindo doenças em ortodontia...................................................... 09
2.10 Métodos Eficazes para a higienização do aparelho ortodôntico fixo.............................................................................................................. 10
CONCLUSÃO.................................................................................................. 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................ 13
INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é passar as informações corretas sobre como obter uma boa higienização.
O trabalho consiste em quatro partes: Motivação e Educação na higienização no aparelho ortodôntico, Procedimentos para uma prevenção básica , Prevenção doenças no tratamento ortodôntico- cuidados e Dicas de higienização
O tratamento ortodôntico envolve vários métodos, e na maioria das vezes, realizados em um longo período. Quando é removido o aparelho, são encontradas áreas de desmineralização sob braquetes e bandas, quando já não há cavitações e, na maioria das vezes, inflamações dos tecidos periodontais. Para evitar mais complicações, os profissionais em ortodontia devem motivar e conscientizar seus pacientes sobre a higienização, manutenção de saúde bucal e dieta. Tomando os devidos cuidados, é sim possível finalizar o tratamento ortodôntico com excelência na oclusão sem deixar que a doença se espalhe pelos dentes em tratamento.
EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE BUCAL- TRATAMENTO ORTODÔNTICO
A Prevenção na Odontologia está se destacando a cada dia na área da saúde. Os cuidados estão além da aparência estética. No novo padrão de saúde, se desperta um maior conhecimento sobre a necessidade de se manter uma saúde bucal adequada que, por sua vez, é pensado na saúde geral.
No decorrer do tratamento ortodôntico, os profissionais têm uma ótima oportunidade de ensinar prevenção em saúde bucal e controle de doenças aos seus pacientes, pois os ver regularmente, por um longo período, e a grande maioria dos pacientes já se encontram em uma idade que já tem capacidade para aprender e criar hábitos.
O profissional não pode forçar o paciente que esteja desinteressado, mais também não pode desistir de estar sempre sensibilizando sobre a higienização de sua própria boca, e o quanto é importante tratar da saúde bucal para um bom resultado ao final de seu tratamento. Mais isto exige muita paciência tanto do paciente quanto da equipe que o trata.
O paciente com aparelhos fixos devem cuidar de seus dentes com devida atenção, pois os acessórios (braquetes, bandas, fios e os demais) dificultam a higiene bucal necessária. Enquanto a região problemática nos dentes com bandas está localizada no lado cervical da banda; nos dentes com braquetes, as superfícies críticas são aquelas nos lados mesial e distal da base do braquete. Estas superfícies estão localizadas na "sombra" do arco e são de difícil acesso para as cerdas da escova. Por isso, os fabricantes de escovas dentárias oferecem escovas especiais com cerdas reduzidas no centro da cabeça da escova. Se o paciente usar a técnica e exercer a pressão suficiente, as escovas especiais não apresentam vantagem sobre o efeito de limpeza, se comparada a escovas normais. Para limpeza das faces proximais é necessário usar o fio dental especial ou o fio dental com o passa fio, pois os dois tem a ponta endurecida para pode penetrar debaixo do arco, atingindo a área proximal.
Deve-se explicar ao paciente também sobre a dieta. Uma dieta variada, sem excesso de açúcar, não somente produz efeito positivo aos dentes como também um desenvolvimento saudável ao próprio organismo Os profissionais da saúde têm a responsabilidade de atuar na prevenção de doenças, minimizando riscos e promovendo condições favoráveis para que se torne possível alcançar e manter a saúde bucal. Devido ao declínio da prevalência da cárie dentária, a população passou a perder menos dentes e, juntamente com a miscigenação racial e a melhora na utilização de métodos preventivos, o apinhamento dentário tornou-se um problema estético e oclusal comum, o que acaba por aumentar a procura pelo tratamento ortodôntico.
...