A RADIOLOGIA ODONTOLOGICA
Por: abreu.mths • 9/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.504 Palavras (11 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CULTURA TÉCNICA
CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA
Radiologia Odontológica
Dinalva
Volta Redonda
2018
[pic 2]
INSTITUTO DE CULTURA TÉCNICA
CURSO TECNICO DE RADIOLOGIA
Radiologia Odontológica
Dinalva
Monografia apresentada ao Curso de Técnico em radiologia do colégio ICT, submetido à aprovação da Banca Examinadora composta pelos seguintes membros:
_____________________
Presidente
_____________________
1º examinador
_____________________
2ª examinador
Volta Redonda
2018
DEDICATÓRIA
AG
AGRADECIMENTOS
EPÍGRAFE
RESUMO
ABSTRACT
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........09
1.1 OBJETIVOS. ....12
1.1.1 OBJETIVO GERAL 12
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 12
1.2 TRAJETÓRIA METODOLOGICA 13
2FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................................ 15
Falta concluir e formatar!!!!
- INTRODUÇÃO
A radiologia odontológica e imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratório por imagem com a finalidade de diagnostico, acompanhamento e documentação do complexo buço-maxilo facial e estruturas anexas (CROSP, 2018).
Imaginologia é um conjunto de métodos que usa a imagem como meio de diagnóstico, para atuar no campo de diagnóstico por imagem (FLOR, 2011).
Entende se por radiologia “... uma área da medicina que permite obter imagens do corpo com finalidade de identificar anomalias que expliquem sintomas como parte do processo diagnóstico e, além disso permite efetuar certas intervenções com o objetivo de tratamento ao direcionar o procedimento e inclusive usar as radiações como tratamento...” (QUECONCEITO, 2017).
A radiologia possui papel importante na prática médica atual, pois graças a ela é possível identificar diferentes lesões e inclusive classifica-las em fases ou estágios conforme as imagens obtidas e também permite saber o resultado de um tratamento (QUECONCEITO, 2017).
Para MESTROVIC (2016) radiologia representa um ramo de medicina que trata a energia brilhante no diagnóstico e no tratamento das doenças. Este campo pode ser dividido em duas áreas largas – radiologia diagnótica e radiologia intervencional.
Com a grande descoberta do raio-x, houve um grande desenvolvimento na área diagnostica tanto na medicina quando na odontologia o que contribuiu para o surgimento de novas técnicas e o melhor conhecimento da estrutura anatômica.
Acrescentar radiologia odontologica
Partindo dessa premissa o estudo trás como objeto de pesquisa a discussão a radiologia odontológica e foram traçados os seguintes objetivos:
- Geral: Discutir sobre a história da radiologia odontológica, sua evolução no decorrer dos anos e sua importância.
- Especifico: Descrever os equipamentos, os procedimentos e o beneficio da radiologia odontológica.
Oferecer a profissionais e a futuros profissionais informações teóricas sobre a radiologia.
Falta justificativa!!!!
1.3 TRAJEÓRIA METODOLÓGICA
Para Lakatos (1991), todo trabalho científico deve estar baseado na utilização de métodos científicos. Uma vez que o método científico é uma junção de métodos e técnicas que com habilidade crítica e criadora se descobre e se constrói a ciência.
Na elaboração desta pesquisa foram utilizados os métodos indutivo e dedutivo. Dedutivo por que durante a pesquisa bibliográfica irá se procurar um denominador comum entre os autores. Método indutivo, pois serão estudados diversos artigos especializados chegando se a um acordo com base em casos específicos. Lembrando que os dois métodos se complementam.
A pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório, bibliográfico e descritivo, ou seja: Pesquisa exploratória: que tem por finalidade familiarizar o pesquisador com o assunto, desenvolver hipóteses sobre o tema pesquisado e modificar ou esclarecer conceitos (CERVO, 2002).
Pesquisa descritiva: observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los, ou seja, busca o entendimento da realidade praticada (CERVO, 2002).
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental em ambos os casos buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema (CERVO, PAG: 53, 2002).
Pesquisa qualitativa: Elas fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação (BARROS, 2000).
Para a determinação dos tipos de pesquisa aplicados neste estudo utilizou-se a classificação proposta por CERVO (2000), que definem os tipos de pesquisa segundo seus objetivos e seus meios.
A metodologia da pesquisa se desenvolveu através de estudos bibliográficos, utilizando fontes como: livros, artigos, teses, dissertações, revistas científicas internet e demais consultas à disposição em bibliotecas virtuais.
...