Implementando o Cuidado em Rede
Por: Iabaiao • 3/3/2020 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós Graduação em Saúde da Família
Resenha Crítica de Caso
Ingrid de Almeida Baiao
Trabalho da disciplina Atuação em Base Territorial
Tutor: Prof. Jose Carlos Siciliano Oliveira
Rio de Janeiro
2020
IMPLEMENTANDO O CUIDADO EM REDE
O texto discute sobre as dificuldades encontradas pela população menos favorecida em relação ao acesso e ao cuidado básico de saúde em muitos municípios brasileiros.
O caso relatado, ocorreu uma situação comum na população brasileira, na qual, reside em uma comunidade em condições precárias.
A família visitada pelo ACS é composta pelos pais e 4 crianças de 11,9,8 e 5 anos, respectivamente, sendo a mãe gestante . A renda familiar é um pouco mais que um salário mínimo.O Pai estava desempregado e com idade acima dos 50 anos, fator que dificulta para reintegrar ao mercado de trabalho. A mãe é doméstica, grávida de 20 semanas do quinto filho, cujo pre natal ainda não estava sendo feito. Dessa forma a renda familiar era insuficiente para suprir as necessidades básicas.
Durante a fase de cadastramento das famílias da sua área de atuação, o agente de saúde teve contato com a referida família e encaminhou a mãe para a unidade de saúde competente para proceder com o pré - natal. Ao procurar dos medicamentos prescritos pelo médico, obteve a resposta de que estavam em falta na farmácia da unidade do seu bairro.Quanto aos exames de rotina do pré natal o tempo de espera dos resultados certamente inapropriado, visto sua condição, ela não poderia esperar tanto tempo, sua gravidez já estava avançada e o mesmo ocorreu para acompanhamento com nutricionista e assistente social.
Foi necessário a família buscar auxilio em uma maternidade do município vizinho, quando chegou a hora do parto, devido a precariedade do serviço de saúde que foi fornecido pelo seu município. A gestante foi a unidade de saúde com a ajuda de um vizinho e não com o transporte de pacientes do seu município.
A família teria que arcar com os custos do transporte, que era complicado devido as condições financeiras, para dar continuidade aos procedimentos dos período puerperério, que incluem a assistência medica a mãe e ao bebe.
Com isso, mais uma dificuldade foi encontrada por essa família, que seria aguardar o atendimento precário do seu município pois não tinham meios para se dirigir ao município vizinho, onde ocorreu o parto, devido a incapacidade do município fornecer o atendimento adequado não só a ela mas a maioria da população.
...