O HISTÓRICO DA IMAGINOLOGIA
Por: Gabriele.menezes • 31/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.375 Palavras (14 Páginas) • 187 Visualizações
IMAGINOLOGIA
HISTÓRICO DA IMAGINOLOGIA
Século XIX grande desenvolvimento da física, grandes desenvolvimentos na ciência. Descoberta dos raios X (1895 Wilhelm Conrad Rontgen – Pai da Radiologia). Ele descobriu a radiação X enquanto trabalhava com raios catódicos, seu laboratório encontrava-se completamente escuro e uma luz fraca apareceu proveniente da tela de cianeto de bário. Os raios X vieram de um tubo de Crookes coberto por um cartão negro e excitado por bobinas de indução. Com sua descoberta ele verificou que os raios X poderiam sensibilizar uma placa fotográfica. A 1ª exposição do corpo foi a mão de sua esposa por 15 minutos. Frederic Otto Walkhoff 🡪 1ª radiografia dental (25 minutos).
Novos métodos de diagnostico: US, RNM, DO, TC, Radiologia Digital, etc. A Imaginologia é um conjunto de técnicas que fornecem ao profissional uma imagem visual de diversas partes do corpo. Os laudos sugerem uma hipótese diagnostica. Futuro da Especialidade 🡪 desenvolvimento tecnológico mundial da computação eletrônica.
FÍSICA DAS RADIAÇÕES
Tudo que existe na natureza é feito de átomos, ocupa um lugar no espaço, tem inercia, possui massa e pode exercer ou ser submetida por uma força (raios-X, energia). A matéria pode se apresentar nos três estados: solido, liquido e gasoso (o RX interage nos três estados). Os átomos são as unidades fundamentais dos elementos, suas partículas fundamentais são: elétrons, prótons e nêutrons (são importantes para geração, emissão e absorção dos RX). Sistema Planetario (modelo mecânico quântico de Bohr): 7 camadas eletrônicas (existe um numero máximo de elétrons para cada camada e quanto mais perto do núcleo, maior a força de atração entre as camadas). A maior parte da massa do átomo está no núcleo, a maior parte do tamanho do átomo esta na nuvem de elétrons orbitais. O átomo em equilíbrio é eletricamente neutro. A atração eletrostática mantem os elétrons em orbita. 🡪 energia de ionização: energia convertida para um átomo que remove um elétron da camada. Não é fácil remover elétrons, apenas com aquecimento e radiação X. Camadas mais internas (elétrons fortemente ligados) = RX, raios gama. Camadas mais externas (baixa energia de ligação) = luz UV, luz visível.
Radiação: forma de energia emitida por uma fonte e que se propaga de um ponto a outro sob a forma de partículas com ou sem carga elétrica, ou ainda sob a forma de ondas eletromagnéticas. Tipos de radiação:
- Radiação Corpuscular – possuem massa, propaga a energia em forma de corpúsculo ou partícula. Sua energia depende da massa e da velocidade da propagação [e = (m.v)²/2] 🡪 quanto maior a força, a velocidade e a massa, maior a energia. Exemplos: partículas α (ioniza mais, maiores danos, tem alto poder de ionização e pouco poder de penetração, muita massa) partículas β (elétrons emitidos por núcleos radioativos, maior poder de penetração, pouca massa, ioniza pouco, menos danos), raios catódicos (os elétrons são acelerados no catodo, propagam no vácuo e causam impacto🡪RX).
- Radiação Eletromagnética – propagação da energia (fóton) através do espaço pela combinação de campos elétricos e magnéticos, radiação propagada no vácuo, não há corpúsculos🡪 transferência de energia de um ponto a outro sem nenhum meio que contenha massa. A transmissão é por ondas (pico mínimo e máximo; frequência Hertz). Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda. Quanto maior a frequência, maior o poder de penetração, melhor a imagem de RX. Exemplos: ondas de radio, de TV, micro-ondas, radiação infravermelha, luz visível, radiação UV, Raios X e Raios Gama.
Espectro: energia ionizante 🡪 Raios X 🡪 UV 🡪 Luz Visível 🡪 Infravermelho 🡪 Radio
+ frequência - frequência[pic 1]
Características da Radiação Eletromagnética: fluorescência (acima do espectro de luz visível) 🡪 écrans intensificadores, lâmpadas de “luz negra”, sabões em pó, esmalte dentário; ação cancerígena 🡪 luz UV, pessoas de pele clara. Estas são propriedades comuns a todas as radiações de comprimento de onda menores que aquelas do espectro visível. Raios UV 🡪 comprimento de onda muito próximo aquele do espectro visível. Os limites entre cada camada do espectro não são nítidos. * Geralmente usa-se a luz de segurança vermelha, pois tem maior comprimento de onda (do espectro de luz visível) e mais distante do UV, tem menor ação sobre os sais de prata das emulsões radiográficas, não velando o filme.
Fóton = quantum de energia radiante (com a luz ou os RX) Feixe de RX = numero de fótons por unidade de tempo / feixe = vários fótons
- Interação dos Raios X com a Matéria:
Propriedades dos RX: natureza desconhecida até 1912, raios X ou raios Rontgen, comprimento de onda inferior ao UV (maior frequência), caminham em linha reta, possuem velocidade na luz no vácuo (300.000Km/s); são divergentes; não são desviados pelos campos elétricos e magnéticos, podem sensibilizar chapas fotográficas, podem penetrar corpos opacos, em condições normais não sofrem reflexão ou refração, produzem ionizações nos sistemas biológicos, produzem fluorescência. Aplicações: radiologia, terapêutica, indústria, arte, espectroscopia, fotoquímica, radiobiologia, cristalografia, esterilização. Comprimentos de onda usados em radiologia: 0,1 a 0,5 angstroms. (1/100.000. 000 cm = 1 angstrom).
...