RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE
Por: Henia Karolina • 7/1/2017 • Trabalho acadêmico • 990 Palavras (4 Páginas) • 512 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE ODONTOLOGIA
DANIELA DA SILVA BITTENCOURT
DIANDRA LUIZ DA SILVA
HÊNIA KAROLINA DOS SANTOS MENDES
LETÍCIA TAVARES LEMOS
MÁRCIA JANUÁRIO
RAFAELA MARIA DINIZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE
CRICIÚMA
2015
DANIELA DA SILVA BITTENCOURT
DIANDRA LUIZ DA SILVA
HÊNIA KAROLINA DOS SANTOS MENDES
LETÍCIA TAVARES LEMOS
MÁRCIA JANUÁRIO
RAFAELA MARIA DINIZ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: RECONHECIMENTO DO BAIRRO OPERÁRIA NOVA E ANÁLISE
Trabalho de Conclusão da Disciplina de Saúde Coletiva I apresentado na Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientador: Profa. Luiza Lessa
CRICIÚMA
2015
1 INTRODUÇÃO
O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado na constituição de 1988. Seus pressupostos baseiam-se na Universalidade, Integralidade, Equidade, e por isso, é considerado um dos programas de saúde mais modernos do mundo. Porem, na prática existe a dificuldade de atender toda a população por suas deficiências precárias de recursos. O SUS veio como resposta à saúde que era precária, veio melhorar o atendimento e garantir saúde gratuita a todos o problema é a falta de recursos públicos para financiar o sistema.
O objetivo do PSF é a organização da pratica assistencial. Em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para cura de doenças e no hospital. A atenção está centrada na família, estendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que vem possibilitando as equipes da família uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenção que vão além de praticas curativas, levando a saúde para mais perto da família, e com isso, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros (BRASIL, 1998)
A ESF tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de suas práticas, adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos e deve estar amparada nos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais (GASTÃO e GUERRERO, 2010). Além disso, para viabilizar suas ações, é necessário compor uma equipe multiprofissional com a participação de enfermeiro generalista, do médico, um ou dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (TEIXEIRA e COSTA, 2003; BRASIL, 2006).
2 OBJETIVOS
Objetivo deste trabalho foi reconhecer a realidade de saúde do Bairro Operária Nova, através do levantamento de vida e saúde da comunidade.
3 METODOLOGIA
Foi realizado o reconhecimento do bairro Operaria Nova, localizado na cidade de Criciúma/SC. A partir disso, confeccionou-se em sala de aula um questionário de acordo com as características levantadas no bairro e foram estabelecidos 8 eixos norteadores (Aspectos Econômicos e Demográficos; Educação; Saneamento, ambiente e infraestrutura; Lazer; Habitação; Segurança; Saúde; Transporte). Em um segundo momento, foi realizado o levantamento de vida e saúde da comunidade a partir da aplicação de 34 questionários, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com a Resolução nº 466/2012 do CNS - Conselho Nacional de Saúde. O presente trabalho, aprofundou-se nos eixos: Aspectos Sócioeconômicos e Educação, posteriormente, os dados foram tabulados e analisados em sala de aula.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A Unidade Básica de Saúde Bairro Operaria Nova possui uma equipe, atualmente, com 9 funcionários e seu quadro de profissionais está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, sendo distribuídos da seguinte forma: 1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos em enfermagem, 4 agentes comunitários e 1 cirurgião-dentista.
(Referencia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0340_04_03_2013.html)
O bairro apresenta um total de cinco (5) microáreas, sendo que uma (1) está descoberta por motivos que as agentes comunitárias não souberam nos esclarecer no momento.
...