Criação de serpentes para extração e exportação do veneno
Por: Paula Manzano Britto • 27/2/2016 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 841 Visualizações
Criação de serpentes para extração e exportação do veneno
Mercado:
O mercado para criação de serpentes peçonhentas vem crescendo muito, principalmente no setor da exportação. O veneno das cobras brasileiras pode atingir no mercado internacional um valor 22 vezes mais alto que o do ouro. Cada grama do veneno vale R$ 300. O material é desidratado e exportado para Alemanha, Estados Unidos e Japão. Segundo ele, há falta de produto no mercado. Para entrar no negócio, o produtor precisa estar autorizado pelo Ibama. A captura das cobras, no ambiente da propriedade rural, é feita pela Polícia Ambiental.
Objetivos:
As serpentes colaboram, e muito, para o equilíbrio do ecossistema, além de serem aliadas no controle de doenças, pois combatem os roedores. Sem contar que seu veneno é empregado em inúmeras indústrias para produção de medicamentos para tratamento de câncer, hipertensão, cola cicatrizante, analgésicos e para fabricação do soro contra os efeitos malignos da sua picada no organismo humano. Um dos objetivos principais, além de manter o bem estar dos animais, ter rentabilidade com o negocio e contribuir para o avanço e estudo de novos medicamentos.
Justificativas:
Um negócio pouco conhecido, mas que vem ganhando espaço no Brasil pode gerar uma renda considerável e ainda colaborar para a produção de medicamentos que combatem o câncer, a pressão alta, hemorragias e doenças neurológicas. Além disso, também pode ser usado pela indústria cosmética para atenuar linhas de expressão e rejuvenescer homens e mulher.
Boas instalações são imprescindíveis para a sobrevivência dos animais que vivem em cativeiro. Aqueles que são criados com o objetivo de produzir veneno precisam de conforto, um ambiente tranquilo e pessoas competentes, que saibam manuseá-los para alcançar os objetivos propostos.
Os cuidados com a saúde dos animais do serpentário é de extrema importância, afinal, para se ter um criadouro, deve-se manter os animais sadios, em pleno desenvolvimento e vigor para que eles possam se reproduzir, ampliando o plantel e para produzir o veneno. Todos os locais onde os animais vivem devem ser desinfetados e higienizados, e estarem sempre limpos, isso evita uma série de problemas nos animais.
Por que o produtor deve investir nessa cultura?
Não exige muito investimento, a manutenção é barata e o retorno com a extração e exportação do veneno é muito rentável. Além de ter um papel fundamental no estudo e desenvolvimento de novos medicamentos.
...