Melhoramento Genético da Raça Terra Nova
Por: Sophia Lapolla • 2/6/2016 • Projeto de pesquisa • 3.377 Palavras (14 Páginas) • 828 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CAMILLI BASTOS AFECHE
FELIPE XAVIER ROCHA
LUMA SOUZA BUENO
PAMELA TAINARA CAVALCANTE
SOPHIA COQUEIRO LAPOLLA
VANESSA MARIANA DA SILVA
Melhoramento Genético
Em cães da Raça Terra Nova
São Paulo
2015
Melhoramento Genético
Em cães da raça Terra Nova
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Medicina Veterinária na disciplina de Melhoramento Genético na Universidade Anhembi Morumbi.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Polaquini
São Paulo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 A RAÇA E SUA ORIGEM
3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DA RAÇA
3.1 PELAGEM ................................................................................................................. 6
3.2 TEMPERAMENTO ................................................................................................... 7
4 CUIDADOS E HIGIENE NECESSÁRIOS ...................................................................... 8
5 PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO ...................................................... 9
6 DISPLASIA COXOFEMORAL OU DCF ...................................................................... 11
7 IMPLEMETAÇÃO DO MELHORAMENTO GENÉTICO ........................................... 12
8 CONCLUSÃO ..................................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
Além de investir em uma boa estrutura, o criador deve preocupar-se com o valor genético dos animais para que obtenha respostas satisfatórias num empreendimento de cães domésticos. A experiência nos mostra que, para se conseguir progresso numa raça de animais, é essencial a seleção correta dos acasalamentos. O objetivo é produzir a uniformidade das qualidades que estão presentes nos melhores exemplares. Significa que temos o objetivo de criar animais não apenas perfeitos em si mesmos, mas com tendências hereditárias a reproduzir sua própria perfeição, de modo que, por meio de uma seleção criteriosa de acasalamentos, possamos alcançar a excelência universal. Todos os criadores se devem preocupar em conhecer, ao menos, os fundamentos da hereditariedade, para não introduzirem na criação, animais que possam transmitir características indesejáveis.
- A RAÇA E SUA ORIGEM
O cão da raça Terra Nova é originário do Canadá, descendente geneticamente dos mastiffs, apesar de antigamente contarem com uma personalidade bastante diferente, hoje são considerados uma das raças mais tranquilas e tolerantes de todas. Descrito como um cão resignado, é um bom cão de companhia, já que gosta muito de participar de atividades familiares e aprecia bastante a companhia humana. Excelente nadador e de adestramento considerado fácil. Segundo constam alguns registros, os cães da raça Terra-Nova ajudavam os pescadores a puxar suas redes para a Terra. Existem diversas hipóteses sobre a sua origem e são muito variadas e discordantes. Existe quem afirme que o cão se trata de uma raça derivada de cães nórdicos, que foram importados no ano de 1600 para a ilha de Terra Nova. Outros consideram que a raça possui uma origem britânica, com uma data de 1700, onde a ilha se tornou possessão inglesa e para lá foram levados cães como os Mastim Tibetanos, estes que depois de serem feitas longas seleções com cães locais teriam dado finalmente origem para o Terra Nova. Existe ainda uma terceira hipótese de que a Terra-Nova possa ser um parente próximo do Labrador, por sua semelhança e ainda por que as costas do Terra Nova e do Labrador são bastante semelhantes, e não se exclui ao menos o cão labrador como um ótimo nadador, que atravessou o estreito de Belle Isle, ou também atravessou este estreito a pé nos períodos onde a região estivesse congelada. Durante o século XIX os habitantes da ilha de Terra Nova no Canadá, foram proibidos a não ter mais do que um cão. O que acarretou em diversas vendas e exportações massivas para a Europa que pode receber esta raça com muito entusiasmo. Esta popularidade alcançou um expoente máximo quando no ano de 1886, esta raça foi reconhecida oficialmente pelo clube inglês do Terra Nova. O cão Terra Nova é muitas vezes apelidado como o cão São Bernardo da água devido à fama de resgatar tudo o que cai na água. Mesmo as crianças que saltam para brincar na piscina são salvas contra a sua vontade em alguns casos. São diversos os salvamentos atribuídos ao cão desta raça. No ano de 1919 foi atribuída uma medalha de ouro para um cão desta raça devido a ter resgatado um barco salva vidas com 20 náufragos.
- CARACTERÍSTICAS GERAIS DA RAÇA
O cão Terra Nova é um animal de porte grande. Os machos da raça podem chegar aos 71 cm e 68 kg, apesar disto existem alguns exemplares ainda maiores, as fêmeas são ligeiramente menores. De acordo com os criadores os cães desejáveis são os maiores, porém a proporcionalidade dos seus membros é muito mais importante do que o seu tamanho. É um cão que possui um andar ligeiro apesar de suas grandes dimensões. Possui um crânio maciço e largo, ladeado por orelhas pequenas junto à cabeça. Olhos pequenos cão castanho escuros, com exceção dos cães castanhos onde é permitido variações que sejam mais claras da raça, o cão Terra Nova possui um dorso largo e um pescoço forte. Os pés costumam ser grandes e fortes também. Uma das características importantes do Terra Nova é a membrana existente entre seus dedos, o que lhes permite que nade melhor. Sua cauda atua como um grande leme quando a Terra Nova está na água. É um cão muito forte e sua cauda é larga na base, se desenvolvendo reta, admitindo uma pequena curvatura na ponta.
...