O Mapa Mental
Por: Mayana Silva • 20/3/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 271 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
- Caso Clínico 1
Canino, Fêmea, Yorkshire, 7 anos com 2,1kg
Sem histórico e informação sobre vacinações, pois a tutora adotou com 5 anos. Ela relata episódios de convulsões de 1 ou 2 crises por mês, com intervalos de 1 a 2 horas em repouso. Reparou que caia em decúbito lateral com membros esticados, com salivação excessiva, sem perda da consciência, as vezes se levantava, conseguia comer ou vomitava, depois observou que as crises duravam de 10 a 15 minutos, após se acalmava e começava outra crise com a mesmas características. Antes de chegar a clínica, relatou que a crise mais recente foram 2 no mesmo dia que chegou a clínica, com um intervalo maior entre elas de 9 horas e a duração também maior de 40 minutos.
Qual a sua suspeita diagnóstica? Descreva quais exames clínicos e complementares você faria e qual possível tratamento você indicaria para esse caso?[pic 1]
- Caso Clínico 2
FONTE: Lorigados et al, 2004
Canino, Macho, SRD, 5 meses, com queixa de ausência de movimentos nos membros torácicos e pélvicos. Segundo o tutor, o animal não possui coordenação ao caminhar, depois que ele pulou do sofá no dia anterior. Nos exames físicos, FC, FR, temperatura e TPC sem nenhuma alteração, exames hematológicos e bioquímicos, dentro da normalidade, exceto o desconforto na manipulação da região cervical. Foi solicitado um exame radiológico LL (laterolateral) e DV (dorsoventral) da coluna cervical.
Com base nas radiografias acima, responda:
- Quais vértebras podem ser observadas na radiografia LL (A)?
- Como é chamada a articulação entre o crânio e a primeira vértebra?
- Onde começa e onde termina as vértebras torácicas?
- Quais possíveis tratamentos para esse caso?
...