TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Peixes

Por:   •  26/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  33.997 Palavras (136 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 136

Vamos fazer um breve comentário sobre como deve ser um aquário dos alevinos caso necessite separa-los dos pais. 
Basicamente  o aquário não deve conter nenhum tipo de  ornamento,  nem substrato no fundo,  apenas  equipamentos  
obrigatórios; um filtro biológico de espuma  (com bomba de ar) e um aquecedor com termostato.  O tamanho máximo para este aquário independente da espécie a ser reproduzida, não poderá ter mais que 50 litros de água, em sua fase inicial. A iluminação fraca ajuda a não estressar os alevinos. A circulação da água também deve  ser fraca  e  suficiente para criar bactérias a fim de evitar compostos nitrogenados como a amônia e nitrato. A água inicialmente usada  será retirada do aquário de desova e acasalamento,   para que não existam riscos de choques de pH, Dh, temperatura etc. As trocas parciais devem ser realizadas após a estabilização do ambiente e depois de uma semana do nascimento dos alevinos. Este aquário deve ser bem cuidado principalmente no que se diz respeito à manutenção e de contaminação. Não monte o aquário com esconderijos perigosos nem deixe o filtro de espuma tocar no fundo de seu aquário. O alevino tem mania de se esconder em lugares que não conseguem sair depois.  Os alevinos estão sujeitos a doenças e o aquário por ser pequeno e com facilidade de instabilidade, deve-se cuidar na troca parcial de água para que o mesmo a ser adicionado esteja nas mesmas condições que a do aquário e ter o máximo de cuidado para que alimento não consumido fique no fundo do aquário.  Nunca deixe variações acima de 2 graus ocorram em seu aquário de reprodução. 

O stress é a  reação fisiológica que um animal trata de manter ou restabelecer seu metabolismo normal frente a agentes externos.  As reações de stress são geralmente por reações hormonais e nervosas. 
O stress esta ligado diretamente às condições de ambiente,   resistência, adaptação, e fase de agonia quando o peixe não tiver adaptação.  O stress e suas reações desencadeiam uma série de reações químicas no peixe. 

As causas mais comuns de afetar o peixe ao stress são: 
Compostos Nitrogenados, Temperatura, pH, Dh incorreto ao peixe. Transporte, sustos excessivos ao animal. Alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, pois podem perder a resistência da noite para o dia, o que era tolerável pode se transformar em stress. 
O espaço mínimo para o peixe viver. As moléstias de outras espécies. Condições gerais da água. Idade do Peixe. 

O stress determina uma queda na imunidade,   fazendo que haja  aparecimento de infecções oportunistas. 
Quase toda a alteração de comportamento habitual do peixe é sinal de "stress". Cada espécie reage de forma distinta ao "stress", uns ficam na superfície, outros preferem a profundidade, outros nadam sem parar, enquanto outros ficam parados. Mas de modo geral descreveremos alguns sinais mais comumente observados: o peixe sobe a superfície na tentativa de conseguir mais oxigênio,  boquejamento, observamos esse comportamento nas condições de baixa de Oxigênio, nas intoxicações da água por compostos nitrogenados e nas doenças que acometem as guelras. Outro sinal observado é que, o peixe não se alimenta ou se alimenta muito pouco. Alguns peixes sob "stress" ficam tímidos e se escondem. Se o peixe apresenta  nadadeiras roídas ou feridas sobre o corpo, poderá estar sendo alvo de agressores maiores. E também sabemos bem que o "stress" da mesma forma que desencadeia doenças é desencadeado na vigência desta. Portanto a maioria das doenças tanto químicas como infectoparasitárias desencadeiam "stress" no peixe. 
Teremos que saber dosar todos estes fatores e programar a inserção de espécies, assim como, cuidar da qualidade da água, da alimentação e de todas as condições do sistema para que não haja o stress e futuras doenças e mortes. 

CARACIDEOS

Abramites 
Borboleta 
Chilodus 
Copeina 
Cruzeiro do Sul 
Inpaichthys Kerri 
Mato Grosso 
Moenkhausia 
Neons 
Olho de Fogo 
Peixe-Lápis 
Piranha 
Rodostomus 
SemaProchilodus 
Telmatherina 
Tetra Imperador 
Tetra Negro 
Thayeria

POECILIDEOS

Espada 
Guppy 
Molinesia 
Plati

ANABANTIDEOS

Beijador 
Betta 
Colisa 
Paraiso 
Tricogaster

CICLIDEOS

Auratus 
Acara Bandeira 
Acara Berere 
Disco 
Jack Dempsey 
Jurupari 
Kribensis 
Lamprologus Brichardi 
Lamprologus Leleupi 
Mexerica 
Oscar 
Pseudotropheus Zebra 
Ramirezi 
Zebrinha

CIPRINIDEOS

Balashark 
Barbus 
Barbus Arulios 
Danio Gigante 
Japones ou Kinguio 
Paulistinha 
Tanictis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (208.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 135 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com