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ARTE DIGITAL - PHOTOSHOP

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Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.542 Palavras (31 Páginas)  •  435 Visualizações

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1º Módulo

ARTE DIGITAL - PHOTOSHOP

Introdução

Imagem Digital

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio (Raster) e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçarem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro. Tipicamente, as imagens raster são imagens fotográficas, e as imagens vetoriais são desenhos técnicos de engenharia. Os quadrinhos ilustrados se assemelham em qualidade a imagens raster, mas são impressos em plotters que passaram a imprimir à maneira das impressoras comuns por jato de tinta.

Pixel

Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira. Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante.

Quanto mais pixels utilizados para representar uma imagem, mais se aproxima de parecer com o objeto original. Algumas vezes, o número de pixels em uma imagem é chamado de resolução, embora a resolução tenha uma definição mais específica. Medidas de pixels pode ser expresso como um único número, por exemplo, uma câmera digital de "três-megapixels", que tem um valor nominal de três milhões de pixéis; ou como um par de números, por exemplo, um monitor com "640 por 480", onde se tem 640 pixels de um lado ao outro do monitor e 480 de cima para baixo (monitor VGA), e, portanto, tem um total de 640 × 480 = 307.200 pixels ou 0,3 megapixels.

Os pixels que formam uma imagem digitalizada (como arquivos JPEG usados em páginas da Internet) podem ou não estar em uma correspondência de "um para um" com pixels da tela do computador, isso depende como o monitor do computador está configurado para exibir uma imagem. Em computação, uma imagem composta por pixels é conhecida como uma imagem "bitmap" ou "raster image". A palavra "raster" provém de padrões de varredura utilizadas em televisores, e tem sido amplamente utilizado para descrever a impressão de meio-tom semelhante e também em técnicas de armazenagem.

Megapixel

Megapixel designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels terá exatamente 1.310.720 pixels.

Padrões de resolução

Padrão | Megapixels | Resolução (px) | Tamanho (cm)* |

QSIF | 0.019 | 160 x 120 | 1,35 x 1 |

QCIF | 0.025 | 176 x 144 | 1,5 x 1,22 |

CVGA | 0.064 | 320×200 | 2,7 x 1,7 |

QVGA (as vezes chamado de SIF) | 0.077 | 320 x 240 | 2,7 x 2 |

CIF | 0.101 | 352 x 288 | 3 x 2,44 |

HVGA (às vezes chamado de Half VGA, tela do HP Jornada 720, p. e.) | 0.154 | 640 x 240 | 5,4 x 2 |

VGA | 0.307 | 640 x 480 | 5,4 x 4 |

NTSC | 0.346 | 720 x 480 | 6 x 4 |

PAL | 0.442 | 768 x 576 | 6,5 x 4,8 |

WVGA | 0.410 | 854 x 480 | 7,2 x 4 |

SVGA | 0.480 | 800 x 600 | 6,7 x 5 |

XGA (às vezes chamado de XVGA) | 0.786 | 1024 x 768 | 8,7 x 6,5 |

HD 720 | 0.922 | 1280 x 720 | 10,8 x 6 |

WXGA | 0.983 ou 1.024 | 1280 x 768 ou 1280 x 800 | 10,8 x 6,5 ou 10,8 x 6,7 |

SXGA | 1.311 | 1280 x 1024 | 10,8 x 8,7 |

WXGA+ | 1.296 | 1440 x 900 | 12,2 x 7,6 |

SXGA+ | 1.470 | 1400 x 1050 | 11,85 x 8,9 |

WSXGA+ | 1.764 | 1680 x 1050 | 14,2 x 8,9 |

UXGA | 1.920 | 1600 x 1200 |

13,5 x 10 |

HD 1080 | 2.074 | 1920 x 1080 | 16,25 x 9,1 |

WUXGA | 2.304 | 1920 x 1200 | 17,3 x 10,16 |

QXGA | 3.146 | 2048 x 1536 | 17,3 x 13 |

WQXGA | 4.096 | 2560 x 1600 | 21,7 x 13,5 |

QSXGA | 5.243 | 2560 x 2048 | 21,7 x 17,3 |

WQSXGA | 6.554 | 3200 x 2048 | 27 x 17,3 |

QUXGA | 7.680 | 3200 x 2400 | 27 x 20,3 |

WQUXGA | 9.216 | 3840 x 2400 | 32,5 x 20,3 |

WUQSXGA | 11.298 | 4200 x 2690 | 35,5 x 22,7 |

Imagens Raster

Imagens Raster (ou bitmap, que significa mapa de bits em inglês) são imagens que contém a descrição de cada pixel, em oposição aos gráficos vectoriais. Exemplo ampliado de um bitmap em comparação a um gráfico vetorial. Imagem bitmap ampliada, mostrando os percentuais de cores primárias em cada pixel. O tratamento de imagens deste tipo requer ferramentas especializadas, geralmente utilizadas em fotografia, pois envolvem cálculos muito complexos, como interpolação, álgebra

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