TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laticínio As Cabras

Por:   •  29/8/2018  •  Abstract  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Laticínio ascabras

De inicio foi mostrada toda estrutura do laticínio, começando pela caldeira, o tanque de resfriamento e depois a área de processamento. Necessário utilizar alguns equipamentos de segura e de higienização como botas, toucas, jalecos entre outros. Antes de entrar na área de processamento tem uma antessala (chamado de gabinete sanitário) onde deve-se realizar a parte de higienização das mãos e botas.

Foram mostradas máquinas que facilitam na hora de embalar, pois elas cortam, colam as embalagens e enchem os pacotes com leites pasteurizados ou iogurtes que já saem gelados das máquinas, e depois são vendidos para escolas e para comunidades. Para armazenar os derivados de leite são necessárias duas câmaras frias com temperaturas de 4°C a 5°C , na qual o queijo tem que ser separado do leite e do iogurte.

Assim que o leite chega ao laticínio passa por algumas análises. Para realizar essa análise utilizam-se alguns testes, como o sensorial, alizarol, dornic e ultra sônica. O teste sensorial se da pelo cheiro do leite. Como não havia leite na propriedade, o professor levou uma caixa de leite integral para realizar os testes. Ele pegou três beckers, adicionou uma determinada quantidade de leite e uma determinada substância, onde no becker 1 adicionou vinagre, no becker 2 não adicionou nada e no becker 3 colocou água sanitária. O teste realizado foi o alizarol, que é um teste rápido para avaliar a acidez do leite, na qual se diferencia pela coloração.

O leite normal fica com uma coloração rosa-lilás e sem grumos, o becker 1(que continha leite e vinagre) que possuía leite ácido ficou com coloração amarela ou com pequena coagulação (leite talhado com pequenos grumos). O becker 2 apresentou uma coloração arroxeada ou violeta (essas características sao de um leite alcalino) pode ser um indicativo da presença de água, leite originário de vacas com mastite ou leite adicionado de redutores como bicarbonato de sódio. (quando realizado com o leite em caixinha ficou um roxo. O professor achou muito escuro). Já o becker 3 que estava com leite e água sanitária, observou-se que não houve mudança de cor, por que o leite passou no teste de alizarol.

Em seguida realizou-se o teste Dornic que é um dos testes utilizados para se verificar o quanto o leite está ácido. O leite em estado normal de composição e conservação deve possuir a acidez entre 15 a 18 graus Dornic o que equivale a um pH coloração branca: acidez do leite está acima de 18 graus dornic.

Discretamente rósea: acidez na faixa de 18 graus.

Coloração rósea: acidez entre 16 a 17 graus dornic.

Avermelhada: acidez abaixo de 15 graus dornic. em torno de 6,6.

Por último foi realizado o teste ultra sônica, onde adicionou 10ml de leite em caixinha no Becker. Esse teste mede a temperatura do leite, a quantidade de gordura, lactose, proteína etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com