Tratamento Fisioterapêutico Osteoporose
Ensaios: Tratamento Fisioterapêutico Osteoporose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deeliseu • 8/1/2015 • 591 Palavras (3 Páginas) • 594 Visualizações
TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO SOBRE OSTEOPOROSE.
“A osteoporose afeta milhões de brasileiros e leva a aproximadamente 1,5 milhão de fraturas por ano no Brasil e isso está provocando um caos do ponto de vista social, com muitos gastos de tratamento, e em alguns casos até de incapacidade, com diminuição de mão-de-obra também, e a tendência é que essa incidência aumente cada vez mais, devido ao próprio aumento da longevidade”. Presidente Executivo do Congresso Mundial de Osteoporose e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Osteoporose, Dr. Rubem Lederman.
A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho.
Como consequência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna como a corcunda. Algumas pessoas também se queixam de dores nas juntas.
A osteoporose é uma Doença Osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea, com modificações na arquitetura trabecular, levando à diminuição da resistência óssea e a um maior risco de fraturas, em presença de traumas de baixa energia ou menor impacto.
A fisioterapia na osteoporose é uma grande aliada para o fortalecimento dos ossos e músculos, trazendo ainda benefícios cardíacos e respiratórios. Os exercícios de fisioterapia ajudam na prevenção de quedas e consequentemente fraturas, que são características desta doença.
Na fisioterapia serão realizados exercícios físicos utilizando esteira, pesos e bolas, não tanto para aumentar a massa óssea, mas com a intenção de melhorar o equilíbrio, a força muscular, a coordenação motora e aumentar a amplitude de movimentos, melhorando consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.
O tratamento fisioterapêutico utilizado o método Pilates e a reeducação postural global (RPG) também alcançam bons resultados. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento da osteoporose também inclui a suplementação de cálcio e de vitamina D, além do aumento da ingestão de alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte e queijo.
COMPLICAÇÕES
As principais e mais temidas complicações da osteoporose são as fraturas. Quando elas ocorrem nos corpos vertebrais além de dor o paciente pode apresentar alterações da postura como a cifose (corcunda) e desvios laterais da coluna (escoliose). Alguns casos de fratura de fêmur necessitam de tratamento cirúrgico. Isso implica em internação hospitalar, repouso e posteriormente fisioterapia para recuperação dos movimentos.
COMO SE DIAGNÓSTICA?
O diagnóstico precoce faz-se através de uma osteodensitometria de dupla energia radiológica, que permite identificar as categorias e avaliar o risco de fratura. Podem ser feitas, também, avaliações laboratoriais e radiogramas da coluna dorsal e lombar de perfil, para rastrear a presença de deformação vertebral, entre outros exames,
COMO SE TRATA?
O objetivo da fisioterapia não é tanto favorecer a aquisição de massa óssea,
...