A CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
Por: Rhaif Oliveira • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 874 Visualizações
[pic 1]
CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
IARA CRISTINA
KAMILA TOMAZ
RAFAELA CAROLINE
RHAIF OLIVEIRA
Morrinhos - GO
2017
IARA CRISTINA
KAMILA TOMAZ
RAFAELA CAROLINE
RHAIF OLIVEIRA
CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO
Trabalho apresentado ao Curso superior de Agronomia do Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, como obtenção de nota parcial para aprovação na disciplina de Irrigação ministrada pelo professor Dr. Cícero Jose da Silva.
Morrinhos – GO
2017
INTRODUÇÃO
A determinação da curva de retenção ou curva característica de água do solo é de suma importância na área de irrigação e nos estudos de movimento de água no solo, pois fornece o teor de água do solo (θ) em diferentes tensões (Ψ), e vice-versa. É fundamental para a escolha do manejo da irrigação e conhecer as interações solo-planta-atmosfera (COSTA et al., 2007).
A curva de retenção se dá pela variação da relação entre a energia de retenção de água (potencial matricial) e o conteúdo de água correspondente, que dependerá das características de cada solo, como textura, estrutura, mineralogia e matéria orgânica (CARDUCCI et al., 2011).
De acordo com GERSCOVICH (2001), várias técnicas de ensaio a campo e laboratório vêm sendo propostas no decorrer dos anos, no entanto são pouco utilizadas devido ao alto custo envolvido, a heterogeneidade dos materiais e a dificuldade de execução. Diante a isso pesquisadores propuseram modelos matemáticos para modelagem da curva característica.
A otimização de softwares de planilhas comerciais conhecidas possibilitam a realização de cálculos simples ou complexos, facilitam a entrada de dados e transferência de outras fontes de dados, gerenciamento e interatividade, onde mudando algum parâmetro é possível visualizar imediatamente os resultados através de gráficos integrados (Wraith & Or; 1998).
Este trabalho possui o objetivo de Calcular os parâmetros de ajustes da curva de retenção de água no solo para equação de van Genuchten, utilizando a ferramenta SOLVER Microsoft Excel.
MATERIAL E MÉTODOS
O otimizador inicial (solver no Excel) menu painel inclui locais de entrada para especificar a localização de solução ou célula-alvo, e se o objetivo é maximizar, minimizar, ou atingir um valor específico para esta célula. A localização do conjunto cujo valor pode ser modificado para alcançar a desejada meta da célula de destino é especificado, e restrições podem ser impostas a quaisquer células envolvidas no problema. Para uma determinada célula podem ser atribuídas até duas restrições, por exemplo, suporte para os valores permitidos entre os limites superior e inferior.
A curva de retenção de água do solo descreve a relação funcional entre o teor de água do solo (q) e o potencial matricial (y) sob condições de dessorção de equilíbrio. Ele é uma importante propriedade do solo afetada pela estrutura do solo e textura, e é essencial para a modelagem de simulação em computador, estimar a condutividade hidráulica não saturada, e de aplicativos relacionados, onde a inferência de y com base em q ou vice-versa é necessária. Uma forma eficaz para calcular a curva de retenção é o modelo proposto por Van Genuchten (1980):
T(y) = q (q r +s - qr)[1 + (a|y|)n]-m |
Onde y é o potencial matricial, qr e qs são os conteúdos de água saturada e residual, respectivamente, n e m são parâmetros de conexão diretamente dependente da forma da curva q |y|. Uma simplificação considerável é obtido assumindo que m = 1 - 1/n. Assim, o modelo básico dos parâmetros são: qr , qs , a, e n. Porque qs é muitas vezes conhecido e capaz de valores podem ser facilmente obtidos experimentalmente, apenas três parâmetros desconhecidos, muitas vezes, precisam ser estimados a partir dos dados de medição.
Os passos para montagem de van Genuchten, manutenção da equação para dados experimentais em Quatro Pro são praticamente idênticas as do Excel:
- Insira os dados medidos em duas colunas correspondentes a (q) e |y|.
- Estabelecer uma célula para cada parâmetro no modelo (qs qr, a, n, m), e atribuir um valor inicial (estimativa) de cada um. Note que as primeiras estimativas razoáveis para todas as variáveis são, muitas vezes, fundamental para convergência de modelos não lineares. Quer dizer, se as estimativas iniciais não são razoavelmente.
Os verdadeiros valores, o algoritmo pode convergir para um local ao invés do verdadeiro mínimo global, ou mesmo deixar em uma solução.
- Escreva o modelo de predição desejado (ou seja, a equação) em uma terceira coluna. Consulte as células que contenham pré-atribuída
Suas suposições iniciais para os parâmetros de conexão, e a medida q ou, se for caso disso, as células y na equação. Note-se que a Eq.
T(y) = q (q r +s - qr)[1 + (a|y|)n]-m |
podem ser expressos em termos de y(q):
Ù | 1/n |
1 éae q - qr ö –
...