A DEGRADAÇÃO DO SOLO
Por: isadora.mor.2 • 17/5/2022 • Relatório de pesquisa • 283 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
DEGRADAÇÃO DO SOLO
- Degradação Química:
- Perda de nutrientes: uma das formas de ocorrer a perda nutrientes no solo é a lixiviação, processo em que ocorre a lavagem das camadas superficiais do solo, onde se encontra a MO – que prende os nutrientes –, através do escoamento de água.
- Acidificação: o solo já possui acidez natural, porém esta pode ser aumentada quando ocorre a aplicação em excesso de fertilizantes, como o sulfato de amônio, por exemplo, fazendo com que a planta não consiga absorver nutrientes.
- Degradação Física:
- Compactação e adensamento: comumente causada pelo tráfego intenso de máquinas agrícolas sobre o solo, causa a diminuição da porosidade do solo, dificultando a infiltração de água no solo e a absorção de nutrientes pelas plantas.
- Erosão: ocorre naturalmente, porém ações antrópicas, como a realização de práticas agrícolas intensivas, podem intensificar o processo. As partículas minerais do solo se desprendem e são arrastadas através da água e dos ventos.
- Selamento superficial: é decorrente do impacto das gotas de chuva ou da água de irrigação sobre o solo, causando desagregação do solo próximo à superfície. O selamento reduz a infiltração de água e promove o escoamento superficial das águas da chuva e irrigação, o que pode levar à erosão.
- Degradação Biológica:
- Plantio convencional: nesse tipo de plantio, a mecanização é utilizada de forma intensa, provocando a perda de MO – devido ao revolvimento do solo – prejudicando os macro e microrganismos que habitam o solo.
- Queimada: Quando ocorre a queima de resíduos vegetais, a temperatura da superfície do solo se eleva, de forma que diminui a quantidade e a diversidade dos microrganismos responsáveis pela atividade biológica no solo.
- Fonte:
https://www.tmffertilizantes.com.br/solos-degradados-por-que-voce-deve-se-preocupar/
...