A Diversidade de Microorganismos
Por: Victor Hugo • 9/7/2021 • Relatório de pesquisa • 639 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
AGRONOMIA
BIO550 – MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA
DIVERSIDADES DE MICRORGANISMOS
JOÃO VICTOR PEDREIRA DE SÁ
VICTOR HUGO ARAUJO RODRIGUES
FABIO ALMEIDA
Feira de Santana - BA
DEZEMBRO/2019
DIVERSIDADES DE MICRORGANISMOS
Trabalho solicitado pelo professor Leandro Alvarenga, como avaliação da disciplina Microbiologia Agrícola, aula prática, do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Feira de Santana
DEZEMBRO/2019
INTRODUÇÃO
A presença de microrganismo no meio em que vivemos é um fato, em desvirtude, não podemos vê-los a olho nu, tampouco sabemos se podem nos fazer algum mal. Contudo, se apresenta nesta introdução fatos sobre alguns microrganismos encontrados.
Microrganismo é o nome dado a todos os organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. Logo, esta é uma classificação artificial - e sob o nome de "micro-organismo" podem estar reunidos organismos pertencentes aos mais diversos grupos, como, por exemplo, vírus, bactérias, fungos unicelulares e protistas.
As bactérias são seres microscópicos que surgiram na Terra há mais de 4 bilhões de anos. São organismos procariontes, ou seja, que não possuem um núcleo organizado, e que pertencem ao reino Monera. São unicelulares, medindo, em média, entre 0,3 e 2 micrômetros. Sua nutrição pode ser tanto autótrofa quanto heterótrofa. Quanto à reprodução, pode ser sexuada ou assexuada.
O reino Fungi engloba uma grande variedade de organismos, cerca de 70.000 espécies, que habitam ambientes diversos e que apresentam uma grande variação de forma e tamanho. São eucariontes, aclorofilados e heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, dependendo de fontes de matéria orgânica, viva ou morta, para a sua alimentação.
Para o desenvolvimento desses microrganismos foi usada o meio de cultura BDA, que consiste em batata, dextrose e ágar, misturado a água. Esse meio de cultura favorece o crescimento dos microrganismos, fornecendo-os alimentos necessários a seu desenvolvimento.
O objetivo geral desse trabalho é mostrar a existência de determinados tipos microrganismo em delineados lugares. Com isso, podendos identificar quais microrganismos, ver suas características, por exemplo cores, tipos de colônias entre outras.
ATIVIDADES
MATERIAIS E INSTRUMENTOS
- Água destilada: É utilizada como reagente ou solvente. Esse tipo de água é mais eficaz em usos laboratoriais e em análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água, ou seja, é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas), e então condensada em outro recipiente.
- Meio de cultura BDA: Composto com batata, ágar, dextrose e água destilada. Usada para meio de desenvolvimento dos microrganismos.
- Placa de petri: É um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico utilizado para cultura de microorganismos.
- Bico de Bunsen: É um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha.
- Autoclave: É um aparelho utilizado para esterilizar, através do calor úmido sob pressão. Onde as placas de petri são esterilizadas.
PROCEDIMENTOS
A primeira coisa que foi feita é a escolha do meio de cultura , como se trabalha com microrganismos no geral nessa prática foi utilizado o meio de cultura BDA ; depois foi feita uma desinfestação da placa de petri na autoclave;
RESULTADOS
CONHECIMENTOS OBTIDOS
REFERÊNCIAS
“Microrganismos - Introdução aos organismos microscópicos.” BRITES, Alice Danta Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/microorganismos-introducao-aos-organismos-microscopicos.htm >.
...