A NATIVO RELATIVO
Por: seu claudiao • 25/6/2021 • Projeto de pesquisa • 344 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
História do Brasil Colonial I - Pgm 15 - O imaginário da colonização.
A primeira imagem relata o exagero passado na representação, que provavelmente vem da surpresa dos viajantes que veem peixes e animais aquáticos diferentes, onde acaba ocasionando um aumento da escala real no desenho ilustrado. E esses desenhos eram utilizados nos livros da época.
Na segunda imagem, é possível observar o retrato feito dos nativos dessa região inexplorada, que foi desenhada sem a mínima concepção de como eram de verdade os nativos do lugar, um exemplo dado pelo professor é de uma criança desenhando pela primeira vez um elefante, tendo apenas uma visão popular de como é de fato o nativo. Em seu sentido evidente a imagem mostra a incapacidade dos europeus de evangelizarem e organizar o meio, trazendo para os reféns nativos a crueldade e a desordem.
Na terceira imagem, é visível a desordem nela expressa, a guerra e a maldade entre os nativos. E novamente a incapacidade dos europeus de compreender o estilo dos nativos, mas apontando um instinto primitivo como do canibalismo expresso na parte superior da imagem.
Na quarte e quinta imagem, agora coloridas, mostram um banquete canibal feito pelas mulheres e apreciado também pelas crianças. Existe uma parte intrigante na imagem 5 onde aparece um europeu com os com os braços cruzados e que não compartilha do banquete, como se estivesse intercedendo pelos pecados dos nativos.
Na sexta imagem com poucas cores, mas quando se abre, aparece diversas cores e na pintura é possível ver o Santo Antão olhando apenas para imagem de Jesus crucificado ao fundo, negando todas a tentações que lhe cercam, ou seja, resistindo ao pecado encravado na sociedade.
Na penúltima imagem, é ilustrado um animal fictício de aparência maligna, encurralada pelos nativos que não conseguem abate-la, o que só acontece um soldado da capitania de São Vicente mata o monstro, segundo a história.
Na ultima imagem vemos agora o soldado matando sozinho uma besta sem os nativos, mostrando que apenas com a religião é possível amenizar o mau. E todas essas imagens acabam tendo características parecidas muito peculiares da época.
...