TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Polinização e Sua Importância

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ

POLINIZAÇÃO

     

Kamyla de Oliveira Melo                 RA 151020284-3

Ji-paraná, Abril de 2015

Introdução

Estudos estão sendo feitos para que se possa melhorar e tornar o processo de polinização das plantas – que passa por grandes dificuldades hoje – viável. Pois, afinal, é um processo crucial para a produção e desenvolvimento das mesmas.

Polinização e sua importância

Na natureza há muita “troca de favores” entre os seres vivos, principalmente entre animais e plantas, e a polinização é uma delas.

Estudos mostram que uma alta percentagem de plantas são polinizadas por animais, principalmente onde as angiospermas estão mais presentes. Tal situação nos mostra que deve haver um estudo detalhado sobre esses polinizadores e suas atuações em cada ambiente.

Agentes polinizadores e suas síndromes

Quando se refere a estudo da polinização” logo percebesse que os agentes polinizadores devem ganhar destaque, e entre eles os mais comuns são os animais invertebrados.

Visitantes vertebrados

Entre os polinizadores vertebrados s que mais se destacam são os Beija-flores e os morcegos, mas alguns mamíferos não voadores e répteis também entram na lista, embora sejam raros.

Morcegos – Usa o olfato e ultrassom para localizar suas fontes de alimentos, portanto, as plantas polinizadas por estes não possuem cores vibrantes e chamativas mas sim um forte odor.

Aves – E o destaque entre as aves polinizadoras são os Beija-flores, que embora compita com as abelhas em muitos casos, há plantas que são polinizadas apenas por eles.

Animais invertebrados

São os agentes de polinização mais significativos, principalmente os insetos.

Besouros – Plantas polinizadas por besouros geralmente possuem odor desagradável e nenhum atrativo para outros polinizadores, e pelo fato do besouro, muitas das vezes, se alimentar de suas pétalas possuem ovário ínfero.

Mariposas – sua participação na polinização ainda é pouco estuda, mas sabe-se que são os principais polinizadores de flores noturnas por serem insetos também noturnos.

Borboletas – Ao que parece as borboletas não coletam pólen, portanto sua importância na polinização é bem menor que a dos demais agentes.

Abelhas – Todos sabem que estes insetos são os mais importantes polinizadores do mundo. Em mais da metade de cultivos agrícolas as abelhas melhoram a qualidade do fruto. Ao irem coletar o néctar sujam seu corpo com grãos de pólen e ao repetir o processo em outra flor ou planta acabam transferindo esses grãos, e em alguns casos elas tiram os grãos de pólen das anteras vibrando-as.

Polinização por agentes abióticos

Feita pela agua e vento, geralmente ocorrem em plantas com poucos atrativos mas é bem menos frequente.

Polinização na agricultura brasileira e tropical

Apesar de os polinizadores estarem sendo estudados pouco se sabe ainda sobre o processo completo por eles desenvolvidos, e o sistema de polinização precisa ser mais bem explorado, uma vez em que grande parte das plantas que precisam ser polinizadas são de consumo humano.

A crise dos polinizadores, importância econômica e conservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com