Atividade A Origem do Eletromagnetismo
Por: Luiz Vinicius Monteiro • 14/10/2020 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANSCISCO
LUIZ VINICIUS MAXIMO MONTEIRO
FÍSICA III
A Origem do Eletromagnetismo
O eletromagnetismo teve origem no ano de 1820 a partir do físico Hans Christian Oersted que clássica experiência buscando compreender uma relação da eletricidade com o magnetismo, ao aproximar um fio com corrente elétrica a uma bússola, ele conseguiu perceber que corrente causava pequenos desvio na agulha magnética, tal resultado não foi o esperado pelo físico. Muitos diziam que a sua experiência foi algo por acaso, tais críticas o motivou a comprovar a sua descoberta. Foi então que naquele mesmo ano ele retoma as experiências, porém com aparelhos mais potente. Após algumas repetições da sua experiência ele verifica que a circulação de uma corrente provoca um desvio inversamente proporcional a distância do fio á agulha ou seja quanto mais próximo maior seria esse desvio, isso se deu devido a potência do aparelho galvânico utilizado na sua experiência. Depreende-se Assim que esse conflito elétrico não é circunscrito ao fio condutor, antes tendo á sua roda uma esfera de atividade bastante ampla, ele forma um turbilhão em torno do fio e é possível notar que reciprocamente, um polo magnético deve agir sobre uma corrente. Rapidamente difundidos, os resultados das experiências de Oersted chama a atenção do mundo cientifico que nele vê a possibilidade de uma ligação entre a eletricidade e o magnetismo e talvez uma para a compreensão d natureza com o eletromagnética destes fenômenos.
O físico e matemático André-Marie Ampére desenvolveu o primeiro eletroímã, esse dispositivo foi fundamental para invenção e aperfeiçoamento de microfones, alto-falante, o telegrafo etc.
Referência bibliográfica:
dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/13748/1/ALEXANDRE%20DOS%20SANTOS%20PASCOAL%20-%20TCC%20FÍSICA%202013.pdf
...