COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DAS PLANTAS EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SOLO
Por: Bianca Bueno Ferreira • 19/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.377 Palavras (18 Páginas) • 945 Visualizações
[pic 1]
BIANCA BUENO FERREIRA[pic 2]
COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DAS PLANTAS EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SOLO
Campo Mourão/ PR
2015
[pic 3]
BIANCA BUENO FERREIRA
PROJETO INTEGRADOR IV
Trabalho apresentado ao curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, como parte das exigências para obtenção de nota na disciplina de Projeto Integrador IV.
Professor: Fabio Wada
Campo Mourão/ PR
2015
[pic 4]
COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DAS PLANTAS EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES DO SOLO
Bianca Bueno Ferreira
Acadêmico do curso de Agronomia – Faculdade Integrado de Campo Mourão
Resumo: Atualmente com todas as inovações que o mercado disponibiliza voltadas para a produtividade das culturas, o solo é uma das variáveis que requer mais atenção e dedicação quanto ao seu comportamento, expressado este diretamente na cadeia produtiva. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica onde são apresentadas informações sobre relação do solo com as plantas, expondo os principais fatores que englobam essa relação, identificados através das condições que o solo poderá apresentar a depender de sua formação, propriedades química, biológica, granulométrica e até em alguns casos condições física (topografia). Tendo como objetivo compreender os componentes que integram a composição do solo, destacando-se: o tipo do solo e a sua formação, fertilidade do solo, ação dos macros e micronutrinetes, elementos benéficos e tóxicos, compactação do solo e os fatores que inibem o crescimento vegetal, influenciadores químicos e mecanismos de suporte da planta para tolerar situações adversas pré-disposta no solo determinadas de maneira abrangente, juntamente com os conceitos e características em cada pressuposto citado acima. Interligando essas propriedades existentes no solo aos decorrentes comportamentos expressados pelos processos fisiológicos dos vegetais.
Palavras-chave: Comportamento Fisiológico, solo, Nutrientes, plantas, propriedades do solo.
Sumário[pic 5]
1 INTRODUÇÃO
2 DETERMINANTES DO SOLO
2.1 Tipos de solos Brasileiros
2.1.1 Solos Salmourão
2.1.2 Solos Aluviais
2.1.3 Solos de Terra Roxa
2.1.4 Solos Massapé
2.2 Fertilidade do Solo
3 COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DAS PLANTAS EM DECORRÊNCIA DOS FATORES NUTRICIONAIS
3.1 Macronutrientes
3.2 Micronutrientes
3.3 Funções fisiológicas dos elementos benéficos
4 COMPORTAMENTO FISIOLÓGICO DAS PLANTAS EM DECORRÊNCIA DO COMPACTAÇÃO DO SOLO
4.1 Fatores diretos da compactação
4.2 Fatores indiretos da compactação
5 FATORES QUE INIBEM OU POTENCIALIZAM O CRESCIMENTO VEGETAL
5.1 Interação: Água, Solo e Planta
5.2 Salinidade
5.2.1 Mecanismos de tolerância à salinidade
5.3 Reações do solo em função do pH
5.3.2 Desenvolvimento das culturas X pH ideal
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Considerando o Solo como o elemento natural, fonte de nutrientes para as plantas onde sua composição interfere diretamente na produção agrícola a depender da cultura e da soma dos fatores em que este solo foi condicionado desde sua origem pendurando até o manejo que este receberá. Sendo o fornecedor do suporte mecânico, da água e dos nutrientes para as raízes que posteriormente distribuirá à planta. Determinando assim os tipos de vegetação ou de plantas que neles se desenvolvem (COELHO; et al, 2013).
O comportamento fisiológico das plantas em resposta da interação com solo é ocasionada pelas seguintes determinantes: tipo de solo (Mineralogia), fertilidade, presença de camadas compactadas, topografia, ocorrência de erosão, às práticas conservacionistas existentes, às vias de acesso, à drenagem aos córregos, aos açudes, etc. (EMBRAPA, 2003). Alem dos fatores químicos.
2 DETERMINANTES DO SOLO
2.1 Tipos de solos Brasileiros
Os solos do Brasil correspondem a uma decomposição de rochas que ocorreram por meio de ações ligadas à temperatura e e processos erosivos, sendo provenientes da ação dos ventos, organismos vivos como bactérias e fungos e as chuvas.
O solo brasileiro é composto a partir de três estruturas geológicas, sendo essas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma, comportando a formação de determinados minerais e solos. A partir dessas estruturas geológicas são identificados os tipos de solos, onde em território brasileiro identificam-se quatro tipos de solo, sendo: solos de Salmourão, Aluviais, Terra Roxa e Massapé a depender dessa formação caracteriza-se assim a vegetação e o bioma típico de cada região.
...