Cadeia produtiva do trigo
Por: Raphael Braga • 2/12/2018 • Projeto de pesquisa • 3.473 Palavras (14 Páginas) • 294 Visualizações
Resiliência Econômica
Investimento Interno (C 1.1.1)
Dimensão: Econômica
Tema: Investimento (C 1)
Subtema: Investimento Interno (C 1.1)
Descrição
Quando falamos em investir em sustentabilidade nos referimos à alocação e uso de múltiplos recursos para melhorar o desempenho da empresa em qualquer uma das quatro dimensões: governança, ambiental, social e econômica. Para isso é necessário o compromisso do órgão de governança e a capacidade de se adaptar às mudanças. Então é observado a necessidade da empresa possuir investimento próprio para alcançar um maior progresso. Para auxiliar esse objetivo, a empresa deve incorporar novas práticas e políticas. Neste contexto, a empresa deve possuir um sistema para monitorar regularmente seu próprio desempenho para poder identificar suas áreas de atenção, e assim melhorar e supervisionar sua evolução.
Relevância para os tipos de empresa e níveis da cadeia de suprimentos
É um indicador que pode ser aplicado à todos os tipos e tamanhos de operações, em todos os níveis da cadeia alimentar. O nível de investimento atribuído ao desenvolvimento e manutenção de políticas e práticas sustentáveis podem ser diferentes entre as empresas, uma vez que isso depende de qual tipo de área é o foco de atenção e aperfeiçoamento especificamente identificado para essa empresa.
Unidade de medir
Este indicador mede até que ponto a empresa investiu nos últimos 5 anos atividades e práticas para melhorar e monitorar o desenvolvimento de seus aspectos sociais, económicos, ambientais e de governança.
Como medir
»Revise os registros comerciais da empresa e as decisões tomadas pela governança para verificar as práticas de investimento que foram implementadas na empresa para monitorar e melhorar o desempenho sustentável. Isso inclui ações como: melhoria de salários e benefícios dos funcionários, investimento em P&D, melhoria eficiência produtiva, a implementação de práticas para preservar e regenera recursos naturais, o uso de energias renováveis, a adoção de um sistema de monitoramento e sustentabilidade, etc.
Garantir que a empresa tenha ações que priorizem atividades e práticas que revelam ser benéficas para melhorar seu desempenho social, econômico, ambiental e de governança.
Avaliação
Pontuação Verde Escuro:
»Um sistema de monitoramento está em vigor para supervisionar o desempenho sustentável da empresa nos nível social, econômico, ambiental e de governança; e
»Atividades e práticas que priorizam o aperfeiçoamento do desempenho sustentável da empresa; e
»A empresa pode demonstrar progresso em seu desempenho sustentavel, por exemplo, com Indicadores Chave de Desempenho (KPI) nos últimos cinco anos.
Pontuação vermelha:
»A empresa não implementou qualquer prática de investimento nos últimos 5 anos visando monitorar e melhorar seu desempenho sustentável.
Limitações
Este indicador não mede se as atividades e práticas implementadas obtiveram sucesso em monitorar ou melhorar o desempenho sustentável da empresa. Uma vez que investir em sustentabilidade não garante eficácia, mas serve de ponto de partida para melhorar as operações.
Plano de Negócios (C 1.3.2)
Dimensão: Econômica
Tema: Investimento (C 1)
Subtema: Investimento de longo alcance (C 1.3)
Descrição:
Um plano de negócios de longo prazo é um documento que descreve a situação atual de uma empresa, seus objetivos e metas, e define a estratégia que levarão às suas realizações em um período de no mínimo 5 anos. A estrutura de um plano de negócios contém várias seções, incluindo: descrição do produto e do consumidor, estratégia de marketing, plano operacional e uma seção financeira. O plano de marketing contém uma análise de mercado descrevendo: o mercado como um todo, as tendências do setor e o mercado-alvo em termos de perfil dos clientes e potencial de mercado; uma análise competitiva das ameaças e riscos que a empresa pode enfrentar e uma estratégia de mercado descrevendo os termos de vendas e a política de preços, de vendas, distribuição e atendimento ao cliente. O plano operacional analisa o desenvolvimento e produção de produtos ou serviços. O plano financeiro leva em conta: o histórico financeiro, projeções financeiras (demonstrações financeiras e fluxo de caixa) e os potenciais retornos para os investidores. O papel de um plano de negócios é: fornecer uma avaliação atualizada da trajetória de crescimento da empresa, incluindo grandes realizações; apresentar as estratégias que levam aos objetivos restantes em um cronograma; mostrar demonstrações financeiras formais com hipóteses financeiras realistas para um período mínimo de 5 anos; apresentar claramente os fundos necessários para serem levantados e como eles serão implementados. Dependendo da sua perspectiva, o plano de negócios pode ser uma ferramenta de organização que delineia as estratégias da empresa para melhorar o desempenho, ou um veículo de venda usado para levantar capital para o desenvolvimento
e expansão da empresa.
Relevância
Este indicador é aplicado a todos os tipos e tamanhos de operações, em todos os níveis da cadeia alimentar. Ter um plano de negócios é essencial para os empresários, independentemente de sua existência ou intenção na cadeia de suprimentos. Ajuda-os a avaliarem a sua visão de futuro, a investigar cada aspecto dos seus negócios e abordar os problemas existentes. Não obstante o tamanho da empresa, o plano de negócios é uma ferramenta essencial. Empresas maiores usam o plano de negócios diariamente no processo de gestão como uma ferramenta de apoio à decisão que poderia ser usada para monitorar e medir o impacto de cada projeto, produto ou iniciativa. O plano de negócios também é um instrumento essencial de avaliação para a pequena empresa, cuja sobrevivência depende criticamente de cada ação.
Unidade de medida
Este indicador mede se a empresa possui um plano de negócios ou um documento atualizado articulando fluxos de receita, plano de crescimento e um plano operacional de ações que projeta a geração de recursos financeiros para o futuro.
Como mensurar
»Revise os registros de negócios, especialmente no nível de governança e gerenciamento, e verifique se a empresa tem um plano de negócios atualizado com todos os elementos.
»Em caso afirmativo, revise o plano de negócios e verifique a seção de produção, mercado e financeira, e se o plano descreve em detalhes como a empresa está planejando gerar fluxos de receita em um período de no mínimo 5 anos.
...