ESPECIALIZAÇÃO) A DISTÂNCIA CONTROLE DE QUALIDADE E LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA DE ALIMENTOS E BEBIDAS - CQL ESTRUTURA, DINÂMICA E COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO
Por: Oliveira Celismar • 29/1/2017 • Projeto de pesquisa • 13.027 Palavras (53 Páginas) • 480 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO[pic 1]
“LATO SENSU”
(ESPECIALIZAÇÃO) A DISTÂNCIA
CONTROLE DE QUALIDADE E LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA DE ALIMENTOS E BEBIDAS - CQL
ESTRUTURA, DINÂMICA E COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO
Antônio Carlos dos Santos
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Lavras – MG
2014
[pic 2]
[pic 3]
Governo Federal
Presidente da República: Dilma Vana Rousseff
Ministro da Educação: José Henrique Paim Fernandes
Universidade Federal de Lavras
Reitor: José Roberto Soares Scolforo
Vice-Reitora: Édila Vilela Resende von Pinho
Pró-Reitora de Pós-Graduação: Alcides Moino Júnior
Pró-Reitor Adjunto Lato Sensu: Daniel Carvalho de Rezende
Centro de Educação a Distância
Coordenador Geral: Ronei Ximenes Martins
Coordenador Pedagógico: Warlley Ferreira Sahb
Coordenador de Projetos: Daniel Carvalho de Rezende
Coordenadora de Apoio Técnico: Fernanda Barbosa Ferrari
Coordenador de Tecnologia da Informação: André Pimenta Freire
Coordenador(a) de Curso:
Controle de Qualidade e Legislação Aplicada à Área de Alimentos e Bebidas - CQL: Carolina Valeriano de Carvalho
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 NEGÓCIO AGROPECUÁRIO 4
3 AGRONEGÓCIO - CONCEITO 8
4 DEFINIÇÃO 15
5 ESTRUTURA 18
5.1 EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA 19
5.2 AMBIENTE ORGANIZACIONAL 22
5.3 AMBIENTE INSTITUCIONAL 23
6 DINÂMICA 25
6.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A DINÂMICA 27
6.2 IMIPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA DINÂMICA 29
7 COORDENAÇÃO 33
8 ROTEIRO PARA INTERVENÇÃO NO AGRONEGÓCIO 38
8.1 ANÁLISE DA ESTRUTRA E DINÂMICA DO AGRONEGÓCIO 39
8.2 ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DAS INTERFACES 39
8.3 POSICIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO 40
8.5 COORDENAÇÃO DO AGRONEGÓCIO 41
8.6 PROMOVER AS ALTERAÇÕES, CASO NECESSÁRIO, NO PROCESSO DE COORDENAÇÃO. 41
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 42
1 INTRODUÇÃO
A preocupação com a qualidade e segurança dos alimentos é cada vez mais uma questão preocupante no contexto mundial. Essa preocupação com a qualidade e segurança alimentar tem sido focada nas etapas de produção, devido aos grandes riscos atribuídos aos alimentos, por exemplo, contaminação microbiana (bactérias, vírus, parasitas e outros), contaminação química (agrotóxicos, metais pesados, toxinas e outros), contaminação física (substâncias estranhas, radiação, sujeira e outros) e alergias, entre outros.
Diante desse fato, ações relacionadas com segurança alimentar, principalmente dos produtos agrícolas no nível internacional, têm sido implementadas (BUZBY & UNNEVERHR, 2004; SPILLER, 2002; ZIGGERS & TRIENEKENS, 1999). No caso da União Europeia, Estados Unidos e Canadá, a execução dos programas de segurança alimentar tem como objetivo garantir e controlar a rastreabilidade das cadeias produtivas agrícolas. Para tanto, as exigências para as exportações de produtos agrícolas incluem a utilização de Boas Praticas Agrícolas (Good Agricultural Practice GAP), HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) e a ISO 14001.
No Brasil a preocupação com a garantia e segurança alimentar não é diferente. Em resposta ao processo de globalização e à participação do país no MERCOSUL, as adaptações e adequações cobradas pelos mercados exigiram a criação de organizações fiscalizadoras para garantir o cumprimento de padrões de qualidade exigidos para os produtos comercializados. Assim foi criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), algumas propostas do MAPA para garantia e vigilância sanitária. Por outro lado, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) estabeleceu uma política de exigência de qualidade e olhar para o consumidor, e finalmente algumas associações que defendem os consumidores, por exemplo, o Programa de Orientação e Proteção ao consumidor (PROCON) e o Departamento de Proteção e Defensa do Consumidor (DPDC).
Como o país é um dos principais produtores de alimento, ele necessita, além uma sólida e ampla infraestrutura de apoio, de profissionais com melhor qualificação tanto no ensino como na pesquisa e na extensão. Esta missão recai sobre as instituições públicas de ensino superior, como a Universidade Federal de Lavras -UFLA, cuja vocação principal está centrada em ciências agrárias e ambiência, sendo rankeada no momento entre as três melhores universidades federais do Brasil e a primeira no estado de Minas Gerais.
Visando cumprir sua missão, a Universidade coloca à disposição dos profissionais mais um curso de pós-graduação Lato Sensu, com foco em segurança alimentar e de alimentos. Para atingir o seu objetivo, nada melhor do que começar seu conteúdo entendendo o que é agronegócio, principal fonte de alimentos. Nesse sentido, o presente conteúdo procura repassar aos leitores informações sobre o negócio agropecuário, conceito, definição, estrutura e dinâmica do agronegócio. Por fim, apresenta informações sobre coordenação e metodologia de atuação.
...