FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA CURSO AGRONOMIA
Por: Suelen Dias • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.007 Palavras (9 Páginas) • 307 Visualizações
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA
CURSO AGRONOMIA
SUELEN SILVA DIAS
MATURADORES DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR
(Saccharum officinarum.)
UBERLÂNDIA-MG
2018
SUELEN SILVA DIAS
MATURADORES DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR
(Saccharum officinarum.)
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Agronomia da Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenheira Agrônoma.
Orientador(a): Profª. Maria José Pirete
UBERLÂNDIA-MG
2018
SUMÁRIO
1 NTRODUÇÃO............................................................................................................4
2 OBJETIVOS ..............................................................................................................5
2.1OBJETIVO GERAL..................................................................................................5
2.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................................5
3 JUSTIFICATICA.......................................................................................................6
4 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................7
5 METODOLOGIA......................................................................................................9
6 CRONOGRAMA....................................................................................................10
7 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11
1 INTRODUÇAO
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (Saccharumofficinarum), com produção estimada para a safra de 2018/2019 de 625,96 milhões de toneladas em uma área equivalente a 8,61 milhões de hectares (CONAB, 2018). A importância dessa cultura se deve em função da produção de açúcar, utilizado na alimentação humana e na indústria, na produção de álcool, biocombustível (etanol) e energia.
Devido à necessidade de utilização de fontes de combustíveis renováveis, a demanda por etanol no mundo aumentou e com as extensas áreas cultiváveis e as condições edafoclimáticas favoráveis à cana-de-açúcar do Brasil levaram o país a se tornar um importante exportador dessas commodities (CONAB, 2018).
A determinação da produtividade de cultivo se dá entre clima, solo e variedades da espécie S.officinarum. O planejamento agrícola é essencial para que a safra seja produtiva, mas o seu rendimento também está ligado à seleção da variedade adequada, precipitação pluvial, temperatura e propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além da resistência a herbívoros e doenças.
Para que o processo de maturação ocorra de forma satisfatória é necessária uma estação seca, com temperaturas mais baixas. Temperaturas abaixo de 20°C reduzem o crescimento, e, portanto, são ideais para a planta iniciar a maturação sendo que a faixa ideal de temperatura para a maturação é de 10°C a 20°C. A ausência de chuvas, o corte da irrigação e a deficiência de nitrogênio no solo são imprescindíveis (MARIN, 2005).
Por ser uma cultura semiperene, colhida em média por cinco anos até a renovação do canavial, requer atenção dobrada e altas quantidades de nutrientes para manter sua produção uniforme e estável. Assim, as empresas e instituições de pesquisas têm investido em estudos com o intuito de recomendarem os manejos mais eficientes, principalmente em relação à maturadores.
Maturadores são produtos químicos que induzem o amadurecimento de plantas, causando, assim, a translocação e o armazenamento dos açúcares na planta. São utilizados para antecipar e otimizar o planejamento da colheita.
A utilização de maturadores tem como objetivo aumentar a produtividade de sacarose e antecipar o corte, permitindo o manejo da cultura no sistema de produção ganhando logística na hora da colheita.
Diante do exposto, o objetivo do experimento é avaliar os formulados de maturadores, com mesma dose, na produção de ATR, e a data mais propicia para a aplicação, levando em consideração o pico máximo e mínimo de maturação nas datas estabelecidas para avaliar uma melhor produção de sacarose e qualidade da matéria prima em cana-de-açúcar.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Comparar a eficiência de diferentes princípios ativos dos maturadores, a fim de antecipar a colheita da cana de açúcar e obter maior produtividade de sacarose.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer os vários tipos de princípio ativo e seus efeitos na cultura da cana de - açúcar.
- Identificar o mais eficaz para aplicação e em conseqüência uma boa produtividade.
- Levantar dados para analisar o custo e beneficio.
- Descobrir o melhor produto a ser aplicado e a melhor data antes da colheita, a fim de se obter maior qualidade e produtividade em maturação.
- Estabelecer a melhor data para a aplicação do maturador antes da colheita de acordo com a curva de maturação, analisando o pico máximo e mínimo de produção de ATR pela planta.
3 JUSTIFICATIVA
A iniciativa da pesquisa se deu pelo objetivo de obter um melhor desempenho dos maturadores a serem abordados, uma vez que, sua formula é composta por vários princípios ativos, e seus efeitos variam de acordo com as condições ideais para o seu manejo.
Através de pesquisa são selecionados os melhores produtos para cada produtor e definir a compra de um maturador de maior eficiência para ser utilizado e a melhor data a ser aplicada, respeitando as datas de pico máximo e mínimo de maturação.
...