Hidrologia do Rio Itapecuru
Por: Edno16 • 5/6/2023 • Ensaio • 616 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE AGRONOMIA
EDNO ALMEIDA SOUSADA MOTA
aula prática: AMôNIA
CHAPADINHA – MA
2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE AGRONOMIA
EDNO ALMEIDA SOUSA DA MOTA
aula prática: AMôNIA
[pic 3]
CHAPADINHA – MA
2019
INTRODUÇÃO
A perda de nitrogênio dos fertilizantes tem consequências econômicas e ambientais indesejáveis (Bolan et al., 2004; Emmett, 2007). Há diferentes vias de perda de N, das quais a volatilização da amônia (NH3) pode ser a principal em solos agrícolas (Bouwmeesteret al., 1985). A adequada quantificação do N perdido por volatilização de NH3 (N-NH3) pode contribuir para o desenvolvimento do fator de emissão de amônia do solo, tanto regional como nacionalmente, além de permitir identificar as melhores estratégias de manejo para reduzir as perdas de N por esse processo (Smithet al., 2007).
Diante da importância da correta quantificação do N perdido por volatilização de NH3, alguns estudos vêm sendo realizados no sentido de calibrar um sistema com alta eficiência, que seja prático e de baixo custo. O Instituto Agronômico do Paraná desenvolveu uma câmara coletora de N-NH3 simples e de baixo custo, constituída de um corpo de garrafa de plástico tipo PET.
MATERIAL E MÉTODOS
A aula prática foi realizada no dia 17 de Abril de 2019, na Universidade Federal do Maranhão, Campus IV-Chapadinha, no laboratório de Avaliação de Impactos Ambientais.
A aula foi ministrada em laboratório, onde foi utilizado dois erlenmeyer de 125 ml, que após a pesagem em balança convencional analógica foi adicionado ao frasco a amostra de ureia coletadas 288 horas após a adubação, em seguida adiciona 40 ml de água destilada, com bureta graduada de 50 ml e levado para mesa de agitação, durante 5 minutos a 152 rpm, para a homogeneização da amostra, seguida com foi realizado a pesagem das amostras e por diferença do peso inicial do erlenmeyer foi obtido o peso real da amostra. Posteriormente com a pipeta de 50 ml foi retirado 20 ml da amostra e adicionado ao tubo digestor, para ser levado ao destilador de nitrogênio, em seguida foi adicionado 5 ml de hidróxido de sódio no destilador, para coleta a amostra da solução destilada é colocado no aparador um erlenmeyer de 50 ml contendo 10 ml de ácido bórico, após a destilação, com o volume de 40 ml no erlenmeyer sessou a destilação.
Durante esse processo é formado o borato de amônio que é levado para a titulação com ácido sulfúrico e determinado o ponto de viragem (mudança de verde para rosa), quantificando o volume utilizado de ácido sulfúrico. Assim a quantidade total de ácido sulfúrico consumido pela destilação multiplicado por 0,0014 nos dará a quantidade de nitrogênio presente na amostra.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para a obtenção dos resultados é necessário inserir os dados obtidos durante o processo de quantificação de nitrogênio, em uma fórmula matemática específica descrita por KJELDAHL (1983).
...