INSTALAÇÃO PARA AVES POSTURA NO SISTEMA DE CRIAÇÃO CAIPIRA
Por: gaarui • 26/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.681 Palavras (7 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
DISCIPLINA DE CONSTRUÇÕES RURAIS
ACADÊMICA: HELOÍSA DE GOIS
INSTALAÇÃO PARA AVES POSTURA NO SISTEMA DE CRIAÇÃO CAIPIRA
1. OBJETIVO
O presente documento tem por objetivo apresentar os modelos escolhidos de bebedouro, comedouro e ninhos bem como descrever o sistema estrutural e o tipo de cobertura escolhido para a construção do aviário destinados a aves de postura para criação no sistema caipira de 5.000 aves.
2. APRESENTAÇÃO
PROPRIETÁRIO: Ovos Brisch.
PRÉDIO: Aviário em alvenaria e estrutura em concreto armado destinado a criação de aves de postura no sistema de criação caipira.
ENDEREÇO: BR-153 - Km 366,5 - Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul.
ÁREA EDIFICAÇÃO: 800 m².
3. DESCRIÇÃO DO PRÉDIO
A obra se caracteriza pela construção de um aviário em alvenaria e estrutura de concreto armado de 01 pavimento, com a finalidade de servir para a criação de aves de postura no sistema de criação caipira de 5.000 aves, com Área Total de 800 m² (densidade de alojamento igual a 6,25 aves /m²).
4. LOCAÇÃO DA OBRA
A edificação está localizada na propriedade da empresa Ovos Brisch na BR-153 - Km 366,5, cidade de Cachoeira do Sul.
5. FUNDAÇÕES
Será executada em concreto armado na forma de sapata pontual com profundidade de 0,5 m e dimensão de 0,8 x 0,8 m e vigas baldrames com seção transversal de 0,2 x 0,2 m e comprimento de 5 m.
6. ALVENARIAS
As muretas laterais, as paredes das extremidades e as duas fileiras de tijolos acima das vigas de amarração serão de tijolos de 8 furos (9x19x24) assentados deitados, com 9 cm de espessura. Já a parede do oitão será feita com de tijolos de 2 furos assentados em pé (5,3x11,5x24cm). As paredes deverão estar perfeitamente alinhadas e aprumadas. As juntas deverão estar niveladas e contrafiadas de 1 cm e boa amarração nos cantos e encontro com os pilares e nos cantos das paredes. A mureta lateral possuirá 0,5 m de altura. A alvenaria não possuirá revestimento.
7. PAVIMENTAÇÃO
Acima do solo compactado será feito um lastro de brita 02 de 3 cm sobre lona plástica o qual servirá de base para o piso da edificação. O piso será de concreto aparente (1:3:6) contendo 3 cm de espessura e finalizado com 2 cm de argamassa (1:3). Por fim, esse piso receberá 8 cm de casca de arroz.
8. ESTRUTURA
A estrutura do aviário será de concreto armado, nos pilares e vigas. O espaçamento dos pilares será de 5 m e sua dimensão será de 0,2x0,25 (seção transversal) e altura de 3,5 m. As vigas serão de amarração com seção transversal de 0,2 x 0,5 m e comprimento de 5 m.
Ressalta-se que a orientação dos galpões deve obedecer o sentido leste-oeste, com a finalidade de evitar a incidência de sol diretamente sobre as aves.
9. ABERTURAS
A porta será localizada na parte frontal da instalação e será metálica com dimensões de 2,7 x 3,0 m para facilitar ao avicultor o fluxo interno e as práticas de manejo, conforme recomendação da EMBRAPA. Entre a mureta e o telhado, deve ser colocada a tela de 2,5 cm a fim de evitar a fuga das aves e entrada de animais predadores ou pássaros.
Cortinas de lona PVC serão instaladas a dois terços da altura do pé-direito nas laterais, pelo lado de fora, para evitar penetração de sol, chuva e controlar a ventilação no interior do aviário. Ainda, acima das cortinas instala-se um bando também de lona PVC com largura fixa de 0,5 cm a fim de facilitar a movimentação vertical das cortinas.
10. COBERTURA
Será de telhas de fibrocimento 6 mm, apoiadas em estrutura de metálica, as tesouras serão chumbadas nos pilares por intermédio de vigas metálicas (0,1x0,06x5m) com caimento mínimo de 20% e em duas águas, as 5 terças metálicas que compõem as tesouras, serão chumbadas nas tesouras. O beiral é igual a 1 m. Uso da cumeeira universal. Ao total serão necessárias 336 telhas sendo necessárias 2 em largura e 84 em comprimento para cada água.
11. PIQUETES
Os dois piquetes dispostos um ao lado do outro e terão área igual a 500 m² sendo utilizados no formato de rodizio ocupados pelas aves um de cada vez no período de 45 dias. As cercas dos parques devem ter 1,80m de altura, feitas com tela de arame galvanizado rentes ao chão. Deverão ser abertos dois acessos para cada piquete com 50 cm de altura e 50 cm de comprimento.
12. COMEDOUROS
Devem ser instalados comedouros tubulares modelo 4020PZL (CASP) com capacidade 20 kg, atendendo 20 aves por comedouro. Levando-se em consideração o total de aves serão necessários 250 comedouros dispostos em duas linhas sendo 125 em cada linha espaçados a 0,5 cm. Linhas de 62,5 m.
A altura dos comedouros corresponderá a altura para frangos de 21 dias de idade, isto é, 26 cm do nível do piso (GADOTTI, SCHELLER & STRESSER, 2011);
Os comedouros tubulares possuem prático sistema de regulagem com trava de fixação e haste graduada que determina a abertura entre o corpo e o prato. Além disso, sua alta capacidade faz com que seja necessário apenas um abastecimento por dia e, portanto, não se torna necessário a utilização de comedouros automáticos.
[pic 1]
Figura 1 – Modelo de comedouro tubular escolhido. Fonte: CASP, 2016.
13. BEBEDOUROS
Bebedouros tipo Nipple Válvula de alta vazão 4024 (CASP) deverão ser instalados em 2 linhas com comprimento de 42 m distanciadas a 0,35 metros para norte e para o sul da instalação, conforme recomendação (COBB). Sendo atendidas 12 Aves /nipple (COBB) serão necessários 420 nipples espaçados a 0,2 m. As linhas de bebedouros contam com um regulador de pressão de duas saídas no meio da linha e o seu abastecimento será feito em sua extremidade (linhas menores que 100 m).
O sistema de bebedouro Nipple fornece adequado fluxo de água limpa, proporcionando grande melhoria no índice de conversão alimentar, além de não gotejar na cama. A eficiente válvula com acionamento através de pino cilíndrico em aço inoxidável (sem esfera) e ação de 360° facilita a liberação do fluxo de água atendendo as necessidades das aves em todas as idades.
...