O CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.
Por: gracielers • 6/11/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 812 Palavras (4 Páginas) • 429 Visualizações
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
GRACIELE
CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.
(Produção única)
Estudo de caso apresentado no Curso de Eng. Agronômica da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas Produção Textuais, Metodologia Do Trabalho Cientifico , Introdução à Agronomia , Sistemática e Morfologia Vegetal, Fundamentos de Zootecnia
Orientador: Professora.
Paripiranga
Novembro de 2015
CONTROLE DE PRAGAS; o uso de métodos naturais em orgânicos.
Localizados em uma propriedade no interior de Tobias Barreto, exatamente no Assentamento Novo Marimbondo, uma família de pequenos agricultores sobrevivem com o cultivo e venda de hortaliças orgânicas. A propriedade de cultivo, ocupa mais ou menos um hectare, o clima é semi-árido e com uma boa disponibilidade de água decorrente do rio localizado próximo a região de plantio.
Como não há o uso de agrotóxico nessa propriedade por ser um cultivo orgânico.
Art. 1o Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não-renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente, (BRASIL,2013).
Seu José faz o combate de pragas que atacam a plantação e destrói o cultivo, de forma natural com defensivos alternativos. De acordo com Fernandes (2011), É produtos a base de substâncias não prejudiciais à saúde nem ao meio ambiente, com fins a auxiliar no controle de pragas e doenças da agricultura. Assim podendo ser utilizados em sistemas orgânicos de produção, é uma grande vantagem e também uma estratégia para o processo de transição agroecológica. Fazem parte desse grupo as formulações que têm como características principais a baixa ou nenhuma toxicidade para o meio ambiente, a eficiência no combate aos artrópodos e pragas em geral; assim não ocorrem formas de resistência dos mesmos; com um baixo custo reduzido e de fácil acesso. Fazem parte dessa categoria os agentes de biocontrole, os diversos biofertilizantes líquidos, as caldas Sulfocálcica, Viçosa e Bordalesa, os feromônios, os extratos de plantas, entre outros.
No entanto, há uma praga que esta destruindo vários cultivos (alface americano, mostrada, espinafre, alface lisa e crespa) uma espécie de inseto que denominada vaquinha, “São insetos pequenos, cujos adultos se caracterizam por apresentar o primeiro par de asas rígidas como um escudo, de cores variadas, com manchas amarelas, pretas ou acinzentadas. Estes besouros se alimentam de folhas, hastes e flores.” (MICHEREFF FILHO, et al, 2009). Seu José explica que em algumas plantas esse inseto perfura as folhas e o caule e no espinafre
...